Terceirização contábil: como funciona e quais são as vantagens?

A terceirização contábil está cada vez mais presente na rotina de várias empresas, independentemente do seu porte ou ramo de atuação. Isso por causa das diversas obrigações a serem cumpridas. Dentre elas, estão burocracias e adequações para o cumprimento da lei, que exigem muito tempo dos gestores e colaboradores.

Esse processo acontece quando uma organização contrata uma empresa de contabilidade ou um contador contábil para realizar os serviços. As tarefas a serem realizadas são acordadas previamente. Já o pagamento referente aos honorários é feito mensalmente.

Muitas vantagens podem ser obtidas por meio dessa contratação. Quer conhecê-las? Então, continue sua leitura!

Terceirização para reduzir riscos

Com o serviço terceirizado, a empresa consegue mitigar os riscos de ser autuada por algum erro ou inconsistência trabalhista, fiscal, contábil, tributária e outras. Visto que o profissional terceirizado vai atuar para que todas as obrigações sejam devidamente cumpridas. Enquanto isso, os gestores cuidam com maior tranquilidade de outras questões.

Economia de recursos

A terceirização dos serviços contábeis gera uma economia interessante! Isso porque não há a necessidade de criar um departamento específico para esse fim. A empresa também não precisará arcar com a manutenção de um profissional contratado, que implica no pagamento de encargos trabalhistas e previdenciários, como salário, 13º salário, férias e FGTS.

No caso do serviço terceirizado, ocorrerá somente o pagamento pelas tarefas realizadas. Pois, há um contrato de prestação de serviços, em vez da instituição de um vínculo empregatício.

Eficiência dos serviços

Pelo fato de ser um serviço especializado, trabalha-se de maneira mais centrada e efetiva, com foco no que realmente interessa. Por cuidar de temas diferentes no dia a dia, a terceirização contábil conta com todo o conhecimento necessário para entregar soluções mais eficientes.

Terceirização e aumento da produtividade

Ao invés de gastar tempo com atividades que não apresentam uma relação direta com o que a companhia executa, a terceirização possibilita que o foco seja empregado nas tarefas que fazem parte do seu core business. Dessa forma, é mais fácil aumentar a produtividade e melhorar resultados.

Cumprimento dos prazos

A terceirização conta com processos internos de monitoramento dos prazos e obrigações da empresa contratante, de forma a cumpri-los com exatidão. Além disso, o contrato realizado entre as partes, geralmente, conta com cláusula relativa aos atrasos.

Auxílio de uma equipe de profissionais experientes

Ao terceirizar a contabilidade do negócio, é possível contar com uma empresa composta por um time especializado. Consequentemente, o aumento da possibilidade de resolução de problemas que possam surgir no dia a dia. Além de reduzir erros, garantindo o cumprimento adequado das tarefas.

Por fim, esses tipos de profissionais realizam serviços para várias empresas! Isso confere larga experiência e um conhecimento amplo sobre a legislação, gerando agilidade aos processos.

Manutenção do foco

A terceirização contábil também colabora para que a empresa mantenha o foco em suas ações estratégicas. Assim, todos os colaboradores poderão se concentrar no objetivo principal do negócio, sem precisar se preocupar com questões mais burocráticas. Assim, há tranquilidade para empregar os esforços necessários no que realmente importa:  a fim de que a companhia possa se desenvolver.

Banner - Blog Quiz

Obrigações fiscais e trabalhistas em dia

As legislações mudam com frequência, por esse motivo, é necessário ficar atento às novas normas e obrigações. Outro benefício em terceirizar essas atividades é o fato de que os profissionais especializados ficam com a responsabilidade de manter essa atualização, evitando que pontos passem despercebidos e interfiram na rotina dos clientes, além de evitar a aplicação de penalidades e multas pelos órgãos fiscalizadores.

Gerenciamento eficaz das finanças

Ter um bom controle financeiro é um grande desafio para várias empresas, já que é preciso ter vários cuidados em relação a esse quesito, seja o controle de contas a pagar e receber, monitoramento do fluxo de caixa, quitação de impostos, entre outros.

Ao contar com uma equipe especializada para administrar as informações financeiras, já é um trabalho a menos. Além disso, a organização terá em mãos dados estruturados e precisos, essenciais para auxiliar nas tomadas de decisões realizadas.

Como escolher a empresa contábil mais adequada para terceirização do negócio?

Para usufruir de todas as vantagens apresentadas, é importante entender quais fatores devem ser observados para acertar na terceirização contábil e contratar um serviço de qualidade, que atenda às demandas da companhia. Conheça alguns deles!

Credibilidade da empresa

Um dos principais aspectos a serem avaliados é a reputação da empresa de contabilidade no mercado. Uma dica é conferir sua credibilidade na internet, seja por meio de comentários no site ou opiniões em páginas de reclamação, além de conversar com antigos clientes desses profissionais.

Certificação

É essencial que os escritórios de contabilidade estejam devidamente regulamentados pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da região e Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Essa é uma exigência legal para que a empresa possa atuar. Portanto, confira o cadastro online dela.

Atendimento oferecido

Com a terceirização da contabilidade, departamentos importantes da empresa ficam sob a gestão de uma equipe externa, que precisa disponibilizar uma comunicação ágil e eficiente.

Sendo assim, os profissionais precisam proporcionar um atendimento diferenciado e agirem de forma proativa, ou seja, estarem sempre dispostos a resolver os problemas apresentados pelos clientes.

Tecnologias empregadas

Não há dúvidas da importância do avanço da tecnologia em todas as áreas, e na contabilidade não é diferente. Então, ao buscar por uma empresa de terceirização contábil, veja quais utilizam ferramentas de ponta para proporcionar um serviço de qualidade.

Isso porque quando a empresa é especialista em uma determinada função, é necessário que utilize recursos mais modernos para executar o trabalho com exatidão e da melhor forma possível. Por exemplo, com o uso de canais de comunicação mais rápidos, infraestrutura de softwares seguros, proteção de dados dos seus clientes, entre outras medidas.

Agora você entende um pouco mais sobre as principais vantagens relacionadas à contratação da terceirização contábil, além de conhecer as necessidades do negócio e as demandas que devem ser realizadas por profissionais da área. Portanto, busque por uma empresa especializada de confiança no mercado para usufruir dos benefícios apresentados.

Quer conhecer os diferenciais da WeCont? Então, entre em contato agora mesmo e entenda como funciona os serviços oferecidos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.