Sorteio Instagram: quais as principais regras e cuidados

Se você usa o Instagram, com certeza já percebeu que uma das estratégias mais usadas por infoprodutores são os sorteios na rede social. No entanto, você sabia que não é tão simples assim, pois os sorteios, em alguns casos, precisam ser autorizados pela Caixa Econômica Federal? Pois bem, mas não se preocupe, pois nós vamos explicar como os sorteios funcionam e como fazê-los da melhor maneira.

O que são os sorteios?

Os sorteios são ações promocionais válidas por tempo limitado para divulgar algum produto ou serviço de alguma marca.

Para participar, os participantes precisam seguir algumas regras escolhidas pelo dono do concurso, que geralmente é seguir o perfil, curtir a publicação e/ou postar um comentário em troca de alguma coisa, seja desconto ou produto.

Então, através de um aplicativo, os participantes são sorteados aleatoriamente e um ou mais são elegidos como vencedores.

Quais as vantagens?

Toda ação promocional tem suas vantagens, né? Com os sorteios não é diferente. Confira algumas vantagens:

Seguidores mais engajados

A maior parte dos sorteios exige que o seguidor interaja com a página ou publicação. Curtindo ou comentando em algum post específico. Este tipo de ação aumenta o engajamento dos usuários, fazendo com que o algoritmo da plataforma entenda que as publicações são mais relevantes e mostrando-o para mais pessoas.

Para quem está começando agora, a ideia é ótima para aumentar a base de seguidores e fortalecer a marca.

Mais visibilidade online

Outra “regra” de concursos geralmente é marcar pessoas nas publicações. Com isso, a publicação é vista por várias pessoas, aumentando a visibilidade da sua conta nas redes sociais e gerando mais oportunidades de crescimento de seguidores.

Relacionamento mais próximo com o público

Os sorteios nada mais são que ações promocionais, que presenteiam os seguidores de alguma forma. E quem não gosta de presente? Por isso, quando o sorteio é relevante, os seguidores se sentem mais valorizados. Ou seja, na prática, faz com que seu público se fidelize e engaje mais nas suas ações.

Como fazer um sorteio conforme a Lei manda?

Há muita confusão neste ponto. Os sorteios, por exemplo, não são proibidos por lei, mas para que sejam lícitos e respeitem as normas da legislação é necessário que sejam efetuados seguindo algumas regras específicas.

Tenha uma pessoa jurídica representante

Um dos principais erros cometidos por quem realiza sorteios é não ter uma pessoa jurídica. Nossa legislação deixa bem claro que apenas pessoas jurídicas podem fazer sorteio.

Como a grande maioria dos blogueiros, digital influencers, usuários do Instagram que desejam realizar sorteios não possuem CNPJ, por não serem pessoas jurídicas, O Ministério da Economia trouxe a possibilidade de adesão de empresas ao sorteio que será realizado.  

Dessa forma, é possível fechar parceria com empresas, marcas, lojas ou qualquer tipo de pessoa jurídica, que passará a ser aderente da sua promoção comercial e irá realizar a solicitação da autorização ao órgão autorizador.  

Faça um regulamento

O regulamento é uma das partes principais do concurso! É neste documento que você vai redigir todas as regras do sorteio.

Para elaborar este conteúdo é importante que você não use palavras ambíguas ou de difícil entendimento. Quanto mais claro, melhor.

Por último e não menos importante, o regulamento precisa trazer dados não a respeito do organizador, como de todos os aderentes daquela promoção, requisitos para participação, período de participação e outras informações indispensáveis sobre o evento.

Organize os documento

Para dar entrada em qualquer pedido de autorização para sorteios para um órgão é necessário que você tenha em mãos os documentos listados de acordo com a modalidade e sorteio.

Estes documentos são exigidos pelo Ministério da Economia para evitar fraudes, estelionatos e afins.

Faça o pagamento da taxa

O pagamento da taxa de fiscalização também é um dos atos principais para a organização do seu sorteio, pois sem ele não é possível sequer que você realize a solicitação da autorização.  

Essa taxa de fiscalização é estabelecida pelo Ministério da Economia e varia conforme o prêmio que será sorteado, sendo necessário que seja paga apenas uma única vez por cada promoção comercial realizada.

Lembre-se que esse valor é uma forma de compensação pelos serviços públicos que são realizados durante o processo de autorização da promoção comercial.

Faça o cadastro

Após todas estas etapas, chegou a hora de cadastrar seu sorteio e pedir autorização para o Ministério da Economia. Basta acessar este link e seguir os passos necessários. Publique e divulgue seu sorteio. Após receber a autorização, agora basta você publicar seu sorteio e divulgá-lo.

É importante você informar em todos os documentos o número disponibilizado pelo Ministério da Economia de autorização, assim, você evidencia que o sorteio é autorizado e lícito, ganhando mais confiança dos seguidores.

Não esqueça que a propaganda é a alma do negócio, então capriche nos posts do sorteio e na divulgação do mesmo!

Preste contas após o final da ação

Você nunca esteve tão enganado, a prestação de contas é um dos itens mais importantes quanto a realização de um sorteio, pois podem trazer consequências sérias ao organizador desse evento.  

Por isso, após acontecer o seu sorteio, é necessário que você preste contas de todos os atos que foram realizados na sua promoção comercial, inclusive a respeito da entrega dos prêmios.  

Por que devo seguir as regras e fazer sorteios respeitando a lei?

A quantidade de sorteios sem autorização no Instagram é gigantesca e você, caso nunca tenha visto qualquer tipo de sanção, realmente pode se perguntar o porquê de requisitar uma autorização e respeitar todas as normas trazidas pela lei.  

Bom, a fiscalização realmente ainda não consegue alcançar todos os sorteios realizados, já que o número de promoções comerciais ilícitas é enorme. Porém, é importante você ter ciência de que as sanções podem ser sérias e gerar muitos problemas.  

As sanções são variadas e podem ter um grau maior de acordo com o ato realizado, sendo estabelecida desde multas, até a impossibilidade de requisição de autorização para realizar distribuição de prêmios gratuitos por até 2 anos.  

Além disso, ainda é possível que os participantes do sorteio ao descobrirem a irregularidade dele, peça indenização pelos danos que foram causados. E ainda há alguns casos onde pode ser possível responder até no âmbito criminal. Por isso é necessário que você tome muito cuidado e legalize o seu sorteio.  

Quais as melhores plataformas para fazer sorteio?

Agora que você está por dentro da lei, confira as plataformas onde você pode sortear os vencedores do seu sorteio!

Sorteio.com

Basta inserir a URL do post da sua promoção que a ferramenta lista todos os comentários e dá um número a cada um deles. Por fim, é só clicar em “sortear número” para o sorteio.com escolher um número aleatório, que será o vencedor.

Sorteador.com

Ele é um pouco diferente. Basicamente, ele gera um número entre um intervalo aleatório e você precisa numerar manualmente todos os comentários do post da promoção.

Em seguida, é só inserir a quantidade de comentários na ferramenta e clicar em “sortear agora”. O site irá gerar um número aleatório que corresponde ao comentário vencedor.

Wishpond

Diferente das anteriores, esta plataforma é paga. No entanto, ele conta com algumas vantagens e recursos exclusivos. Bastante completo, o app pode ser usado em várias redes sociais, como Facebook, Twitter, Pinterest e até no site do seu negócio.

Além disso, ele pode ser usado para promoções mais complexas, como competições de fotos, vídeos, hashtags e texto.

Agora que você já sabe tudo sobre sorteios, basta só começar a estratégia!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.