Endereço Virtual

Entenda o que é e como funciona o endereço virtual

Já ouviu falar em endereço virtual? Antes de mais nada, é preciso destacar que o escritório virtual é uma boa alternativa para os empreendedores no começo de jornada. Ele é indicado especialmente para quem não tem muitos recursos disponíveis, mas deseja apresentar seu negócio ao mercado de maneira mais formal.

Estamos falando de um serviço no qual todo o suporte administrativo — atendimento telefônico, recepção, endereço comercial e fiscal, por exemplo — é oferecido de forma remota. Ou seja, funciona como uma espécie de sede da empresa, que não terá estrutura física, mas usará o endereço virtual quando necessário.

Neste artigo, explicamos como funciona o endereço virtual, quem pode utilizar esse serviço, suas vantagens e outras informações relevantes sobre o tema. Acompanhe!

Como funciona o endereço virtual?

Trata-se de um serviço muito útil para os negócios que não precisam de um espaço físico para exercer suas atividades, já que o endereço virtual pode ser utilizado para as formalidades necessárias, como recebimento de correspondências, telefonemas, realização de reuniões, entre outras. Além disso, a localização pode ser usada como domicílio fiscal e endereço comercial.

Funciona da seguinte forma: uma empresa, que pode ser um escritório compartilhado (coworking), é contratada e oferece serviços que não dependem de um estabelecimento físico específico.

Assim, é possível ter acesso a um endereço físico para realizar os registros exigidos para a abertura da empresa, como a solicitação de alvarás ou do CNPJ, agendamento de reuniões, recebimento de documentos, entre outros.

Quais são os serviços realizados por um endereço virtual?

Ao contratar um escritório virtual, o empreendedor tem à sua disposição tanto a estrutura física quanto os seguintes serviços:

  • recebimento de recados via e-mail, telefone e presencial;
  • recebimento de correspondências;
  • disponibilização de endereço para registro de CNPJ, com observância ao cumprimento de todos os requisitos por lei.

Além disso, o contratado pode oferecer espaço coworking para a realização de atendimento ou reuniões, contratação de motoboys e outros serviços de entrega, impressão de documentos e demais atividades.

Para quem o endereço virtual é indicado?

Apesar de ser uma boa alternativa, o serviço de endereço virtual não é indicado para qualquer tipo de modelo de negócio. Por exemplo, se a organização precisa manter um estoque com uma grande quantidade de itens ou trabalha com produtos perecíveis, o ideal é pesquisar se as regulamentações específicas da região permitem essa forma de registro.

Banner - Blog Quiz

Entre as pessoas que mais utilizam o endereço virtual estão:

  • profissional autônomo: mesmo que ele exerça suas atividades de qualquer lugar, vai conseguir passar mais credibilidade e formalidade ao atender seus clientes em um lugar bem estruturado;
  • profissional que trabalha em home office: ainda que atue em casa, vai conseguir se regularizar perante os órgãos públicos, além de ter à sua disposição um local para receber seus clientes ocasionalmente;
  • profissionais que precisam atender clientes em diversas localidades: assim fica mais fácil atender clientes ou parceiros de negócios em outras cidades por um custo bem menor;
  • empreendedores em crise: a contratação de um endereço virtual vai permitir que eles minimizem os custos com o aluguel de sala e toda estrutura que ela demanda, como conta de água, luz, telefone, material de escritório, contratação de recepcionista, entre outros.

Quais são as diferenças entre endereço virtual, comercial e fiscal?

Ao contratar um endereço virtual, é importante ter em mente que ele não se confunde com os endereços comercial e fiscal. Para evitar problemas, vamos explicar melhor as diferenças entre eles.

Endereço virtual

É um serviço oferecido para empresa que disponibiliza o endereço comercial, fiscal, recebimento de correspondência, atendimento telefônico etc. Indicado para profissionais autônomos, freelancers, que atuam home office, pequenas e médias empresas e demais empreendedores que não conseguem arcar com os custos de um estabelecimento físico.

Endereço comercial

Trata-se do endereço usado para a divulgação do negócio, que será incluso nos sites, cartões de visitas e demais materiais, tornando-se o ponto de referência para clientes e parceiros, já que corresponde ao lugar onde o estabelecimento existe fisicamente. É indicado para organizações que não podem, ainda, pagar aluguel em uma boa localização, mas que precisam de um lugar físico para realizar reuniões.

Endereço fiscal

É o endereço utilizado para questões tributárias e fiscais ao realizar o registro da empresa junto à Receita Federal. Logo, ele é usado em todos os documentos da empresa, como contrato social, CNPJ, Inscrição Estadual, alvará de localização, entre outros. É recomendado para organizações que comercializam produtos e não têm endereço físico, o qual é obrigatório para a obtenção da Inscrição Estadual, de acordo com a lei.

Quais são as vantagens do endereço virtual?

Diversas são as vantagens proporcionadas ao contratar o serviço de endereço virtual, por exemplo:

  • possibilidade do empreendedor enxugar sua estrutura, caso esteja buscando economizar, já que são eliminados os gastos com manutenção de espaço físico e demais custos, como aluguel;
  • viabilidades dos profissionais exercerem as atividades de suas casas, onde poderão locar salas em condições especiais quando precisarem fazer reuniões com clientes ou parceiros de negócio;
  • menos despesas quando comparadas com a abertura de uma sala comercial;
  • redução dos gastos já que não há a necessidade de contratar funcionários e bancar os devidos encargos trabalhistas, entre outros.

Como uma consultoria contábil pode contribuir nesse sentido?

Se você considera que esse tipo de serviço é a melhor alternativa para o seu negócio, o ideal é contar com uma organização com experiência na sua localidade, como um escritório contábil.

Assim, é possível esclarecer todas as dúvidas em relação ao seu funcionamento e às atividades envolvidas. A contabilidade da sua empresa pode ser simplificada por meio da obtenção de um endereço com as melhores condições tributárias para você, clientes e parceiros.

Entendeu do que se trata o endereço virtual? Essa é uma opção bastante vantajosa para o empreendedor que precisa de um endereço fiscal e comercial e não quer se preocupar com o excesso de gastos que um espaço físico pode gerar.

Se você deseja saber mais detalhes sobre o endereço virtual e de que forma podemos ajudar, entre em contato com a WeCont e converse com um especialista!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.