Entenda o que são demonstrações contábeis e qual é a sua importância para a empresa

É fundamental que o empreendedor tome as melhores decisões em relação à sua empresa e, assim, possa otimizar os processos, aprimorar a execução dos serviços realizados e se manter competitivo no mercado. Para que isso aconteça, é importante contar com as demonstrações contábeis como aliadas.

Isso porque, trata-se de relatórios gerados com a finalidade de disponibilizar informações precisas a respeito da situação econômica, patrimonial e financeira da organização (faturamento, despesas, lucro bruto, lucro líquido e demais) para os sócios, investidores, instituições financeiras, clientes etc. Além disso, são documentos obrigatório para negócios que têm acionistas.

Pensando na sua relevância, elaboramos este conteúdo para mostrar quais são as principais demonstrações contábeis, seus benefícios e como uma empresa especializada pode ajudar nesse processo. Confira!

Quais são as principais demonstrações contábeis existentes?

Entre as principais demonstrações contábeis, podemos apontar o balanço patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC), a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) e a Demonstração do Valor Adicionado (DVA).

Por meio delas, é possível obter uma visão mais completa sobre as atividades realizadas pela organização durante um tempo estabelecido. Nesse caso, o gestor e os profissionais capacitados analisam os dados para tomar as melhores decisões, por exemplo, realizar investimento para expandir o negócio, reduzir os custos e despesas de um setor específico, entre outros. Entenda melhor sobre elas.

Balanço Patrimonial

Essa demonstração tem a finalidade de apresentar a situação financeira e patrimonial da instituição, detalhando o que há entre direitos, bens e obrigações. Além disso, disponibiliza uma visão completa das atividades do negócio, por exemplo, os valores a receber dos clientes.

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

Trata-se de um relatório criado para demonstrar as operações feitas dentro de um certo tempo e que geraram rendimentos ou gastos para a instituição. Também é usado para a apuração de impostos, além de identificar se a organização obteve lucro ou prejuízo no período.

Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)

A Demonstração do Fluxo de Caixa aponta as entradas e saídas de capital, durante o período, no caixa da companhia. Nesse caso, ela será separada entre recebimentos, pagamentos operacionais, investimentos e financiamentos.

Demonstração das Mutações do Patrimônio líquido (DMPL)

Esse documento tem o objetivo de mostrar as alterações no patrimônio líquido, por exemplo, o que elevou ou reduziu a capacidade financeira da empresa ao longo do período.

Demonstração do Valor Adicionado (DVA)

A Demonstração do Valor Adicionado tem a função de apresentar o desenvolvimento de riqueza ao longo do período e a maneira como ela foi distribuída, seja com fornecedores, empregados, acionistas, instituições bancárias, governo e demais terceiros que fazem parte de forma direta ou indireta da sua geração.

Quais são as principais vantagens das demonstrações contábeis?

Pelo fato das demonstrações contábeis proporcionarem diversos benefícios para as empresas, entenda melhor os motivos que comprovam a sua necessidade para a manutenção da saúde financeira das organizações.

Banner - Blog Quiz

Melhora as tomadas de decisão

Uma tomada de decisão acertada é essencial para que o negócio tenha bons resultados. Por esse motivo, é possível apontar que as demonstrações contáveis são bastante relevantes, tendo em vista que possibilitam que o gestor tenha um entendimento claro em relação à performance da organização.

Prepara para o Imposto de Renda

Os relatórios gerados, quando atualizados de maneira periódica, conseguem manter as informações bem estruturadas para o momento de declarar o Imposto de Renda. Assim, a empresa terá todos os dados necessários preparados para auxiliar na sua elaboração.

Auxilia na visibilidade sobre o crescimento do negócio

Por meio das demonstrações contábeis, também é possível identificar informações que vão gerar facilidade no acompanhamento dos investimentos feitos e dos resultados adquiridos, mostrando quais são os pontos positivos, além daqueles que precisam ser melhorados. Desse modo, é possível assegurar uma atuação mais efetiva e lucrativa.

Reduz os erros

Realizar a gestão da empresa não é uma atividade muito simples. Existem várias decisões a serem tomadas e obrigações a serem cumpridas, o que pode levar à execução de muitos erros.

Por meio das demonstrações contábeis, é possível identificar operações vistas como ilegais, fraudes e outras falhas que podem gerar prejuízos e dores de cabeça para o negócio, além de possibilitar as melhores ações para eliminá-las e garantir que os processos sejam executados em conformidade com a lei.

Ajuda na obtenção de crédito no mercado

As demonstrações contábeis apresentam dados precisos que apontam a estabilidade e a confiabilidade da empresa, o que é um fator considerável no momento da obtenção de crédito e financiamento no mercado, tendo em vista que as instituições financeiras exigem a apresentação de alguns dados que serão analisados. Assim, poderão entender a capacidade do negócio cumprir com suas obrigações.

Essa confiabilidade se deve ao fato dos relatórios servirem como um histórico sobre a situação financeira, o que é visto como uma questão positiva na hora de conseguir parceiros e investidores.

Por que é importante contar com uma empresa especializada para a demonstração contábil?

Uma empresa especializada consegue auxiliar de diversas formas na elaboração e análise das demonstrações contábeis. Isso porque, por meio desse serviço, é possível ter em mãos relatórios periódicos relacionados aos aspectos financeiros da organização, com base nas transações ocorridas em períodos determinados, além de cumprir com a obrigatoriedade de sua criação de acordo com a lei.

Entre os benefícios obtidos por meio de um profissional capacitado e que realmente entende do assunto, podemos citar:

  • decisões mais corretas, com base em uma avaliação completa dos números;
  • otimização dos processos;
  • orientação baseada em conhecimento técnico e experiência;
  • consultoria específica para o negócio;
  • desenvolvimento seguro da empresa;
  • redução do cometimento de erros, entre outros.

Como você pode perceber, as demonstrações contábeis proporcionam inúmeros benefícios para as companhias, tornando-se cada vez mais necessárias para o seu crescimento. No entanto, para usufruir de todas as vantagens, é importante contar com a ajuda de uma empresa especializada, como a WeCont, que disponibiliza uma consultoria contábil que usa estratégias digitais e inovadoras, com o foco na redução de custos, minimização da burocracia e auxílio no desenvolvimento.

Quer saber um pouco mais sobre como podemos ajudar a sua empresa? Então, entre em conosco e conheça nossos serviços!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.