Entenda mais sobre a contabilidade consultiva

Em certos momentos, as empresas precisam adotar novas estratégias com o intuito de conquistar melhores resultados e garantir seu crescimento saudável. Para isso, a contabilidade consultiva pode ser uma excelente alternativa.

Essa é uma tendência focada no aprimoramento dos serviços contábeis, que realiza uma análise aprofundada e minuciosa do negócio, bem como considera os dados mais relevantes. Além disso, averígua vários departamentos e oferece auxílio no processo de tomada de decisão.

Quer entender melhor quais são as vantagens dessa prática? Então, continua a sua leitura!

O que mudou em relação aos serviços de contabilidade tradicional?

A contabilidade tradicional atua com foco na parte legal da empresa, por exemplo: entrega de documentos, apuração e pagamento de impostos, legalização dos colaboradores, entre outros. Em alguns casos, o serviço do contador era contratado apenas quando um problema pontual fosse identificado, de modo a analisar e propor ações corretivas.

Já a contabilidade consultiva tem um relacionamento mais próximo com os seus clientes, realizando as consultorias necessárias para manter o negócio funcionando de forma eficiente. Também evita que o negócio passe por problemas, a partir da prevenção e da elaboração de um plano de ação, garantindo que as operações aconteçam corretamente.

Quais são os benefícios da contabilidade consultiva?

A contratação desse serviço pode gerar uma séria de vantagens para a organização. Confira as principais!

Planejamento aprofundado

A contabilidade consultiva consegue ajudar na decisão e na elaboração de um planejamento eficaz para a empresa. Por meio da atuação de um contador especializado, é possível contribuir com o desenvolvimento de projetos voltados à expansão espontânea da instituição.

Além disso, ajuda a minimizar as falhas na execução dos processos contábeis e no cumprimento das obrigações ficais impostas em lei.

Implementação de inovação no negócio

Essa nova forma de atuar é uma excelente oportunidade para que as empresas consigam inovar e fiquem mais próximas de seus clientes. Além disso, pelo fato de utilizar ferramentas propiciadas por meio da transformação digital, consegue usar as informações e os dados de forma estratégica, emitindo relatórios que podem simplificar o processo.

Otimização do tempo

Ao contar com a orientação para cuidar dos serviços contábeis, a empresa ganha uma economia de tempo importante, pois não é preciso gastar esforços para executar tarefas burocráticas. Esse otimização pode ser investida em práticas importantes que visam a expansão do negócio, além de ações que gerem novas oportunidades.

Diminuição dos custos

Esse tipo de contabilidade propicia ao gestor um processo muito mais sistematizado e eficaz para ter uma visão ampla e compreender as operações da organização — do ponto de vista contábil e financeiro.

Dessa forma, é possível ganhar com a minimização de custos, por exemplo, por meio do pagamento correto de tributos, evitando gastos desnecessários e eliminando o pagamento de multas por descumprimento de alguma responsabilidade — sendo um avanço para os resultados do negócio.

Banner - Blog Quiz

Melhora na qualidade das entregas

O cumprimento do pagamento dos tributos e a execução correta das normas que regulamentam a empresa é uma das atividades principais da contabilidade consultiva. Isso, com uma atuação mais completa e abrangente, baseada em dados precisos e uma fiscalização mais efetiva das operações.

Esse tipo de serviço pode não apenas ajudar nos pontos mencionados, mas ainda colaborar para a diminuição de erros nos processos contábeis. Tudo isso influencia diretamente a qualidade das funções exercidas por esses profissionais, de maneira positiva.

Crescimento sustentável do negócio

Por conta dos serviços completos no setor fiscal, na gestão financeira, na contabilidade, entre outros, o serviço especializado em consultoria contribui para o desenvolvimento saudável da empresa, assegurando que ela esteja sempre regular perante a legislação vigente.

Aumento da lucratividade

Com tantas informações importantes e um planejamento apropriado, é possível não só economizar os custos e as despesas, como aumentar o lucro de forma considerável — pela mudança de postura no mercado, por boas negociações com fornecedores e demais.

Competitividade no segmento

Outro benefício de contar com informações tão valiosas é a possibilidade de ir muito além do que se imagina. Dessa forma, quem conta com os serviços da contabilidade consultiva consegue se tornar mais competitivo no ramo de atuação.

É possível se destacar perante os concorrentes devido à qualidade dos serviços prestados e uma boa organização de metas e objetivos a serem alcançados. Sem dúvidas, essa é uma vantagem indispensável para qualquer empreendedor

Identificação de novas oportunidades

O profissional responsável por realizar a contabilidade consultiva tem uma expertise para identificar novas oportunidades para o negócio, inclusive em situações de crise. Ao avaliar os indicadores da empresa, ele consegue sugerir e traçar alternativas para adquirir linhas de crédito ou fechar negócios que podem ser aproveitados pela instituição.

Elaboração de ações estratégicas

Outra atividade da contabilidade consultiva é traçar vários cenários diferentes para o futuro e, a partir deles, projetar ações que deverão ser desenvolvidas nos próximos anos. Contudo, sempre considerando o desenvolvimento e o crescimento da empresa.

Em muitos casos, o empreendedor fica limitado aos acontecimentos atuais e, principalmente em momentos de crise, não consegue seguir em frente como deveria. Com uma visão ampla, além da segurança e tranquilidade, a contabilidade pode elaborar o plano estratégico ideal conforme as características da empresa.

Como pôde perceber, esse tipo de contabilidade é essencial para que a empresa cresça cada vez mais, tornando o negócio bem estruturado e com informações ricas — que só um profissional especializado consegue fornecer em tempo hábil e com precisão.

Por esse motivo, vale muito a pena investir nessa tendência inovadora, já que a prática é focada no relacionamento próximo dos clientes, no interesse dos seus problemas e na proposta a resolvê-los.

Também tem o objetivo de trabalhar as dores da organização, fazendo uma análise completa dos departamentos da empresa — um compilado de dados fundamentais para a identificação de riscos e falhas. A partir disso, é possível implementar ações corretivas e preventivas.

Quer contar com os serviços da contabilidade consultiva, usufruir de suas vantagens e aprimorar as soluções executadas na empresa? Então, entre em contato com a WeCont, converse com nossa equipe e veja como podemos ajudar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.