Agência de lançamentos: tudo o que você precisa saber

Como nós já falamos diversas aqui, o mercado digital tem crescido exponencialmente nos últimos anos, principalmente durante a pandemia, quando o novo normal era basicamente tudo 100% no âmbito digital. Agora que as coisas estão voltando ao presencial, o mercado de infoprodutores, por exemplo, não deu um passo para trás! Muito pelo contrário, as plataformas de hospedagem de aulas online e afins, como a Hotmart, Eduzz, Monetizze e outras tantas, só vem faturando mais e mais! Por isso, hoje nós vamos falar sobre algo muito importante neste setor: as agências de lançamentos.

O que é uma agência de lançamento? 

Ser um infoprodutor ou coprodutor não é apenas sobre criar um bom curso online ou um e-book que valha a pena. Afinal, de nada adianta um produto incrível que não vende. E como vender sem uma boa estratégia de marketing e divulgação, certo? Foi neste contexto que surgiram as agências de lançamento, que nada mais são que empresas especializadas em criar e colocar em prática estratégias de marketing para divulgar o infoproduto e impulsionar significativamente suas vendas, alavancando seu produto.

Qual a função da agência de lançamento? 

·   Definir o público alvo

·   Desenvolver pesquisas de mercado

·   Estabelecer a melhor linguagem de comunicação

·   Desenvolver estratégias para gerar credibilidade

·   Desenvolver estratégias para o lançamento do produto digital

·   Gestão e mídias sociais

·   Desenvolvimento de site/blog para divulgação do produto

·   Redação Copywriter

Qual a diferença entre uma agência de marketing e uma agência de lançamento? 

A principal diferença é que a agência de lançamentos tem uma certa responsabilidade com a venda direta do seu produto, quando a agência de marketing fica mais focada na campanha para divulgar um produto, uma marca ou algo do tipo. Ou seja, o foco da agência de lançamento é única e exclusivamente vender, quando no marketing, o foco da agência é divulgar o que o cliente deseja.

Como faturar com uma agência de lançamento? 

Agora que explicamos o que faz uma agência de lançamentos, vamos entender um pouco mais como ganhar dinheiro abrindo uma!

Normalmente, este tipo de empresa oferece seus serviços de duas maneiras:

Valor fixo

É assinado um contrato entre infoprodutor e agência, onde ficam definidos os serviços prestados, estratégia e valor a ser pago. Neste modelo, independente dos resultados alcançados, o contratante precisa pagar o valor acordado.

Participação nas vendas 

Neste modelo, as agências oferecem um contrato de parceria com o infoprodutor. Então, é definido um percentual de participação sobre o resultado das vendas em troca de serviços e estratégias de lançamento digital.

Este último acaba sendo bastante atrativo para ambos os lados, já que o infoprodutor acaba quase que garantindo que a agência vai realizar as vendas, pois depende disso para receber seu percentual.

Porém, independente do modelo de negócio, para desenvolver o trabalho, as agências contam com o apoio de inúmeros profissionais, dentre eles: gestor de tráfego, analista de marketing, especialista em SEO, desenvolvedor, designers, social media, editor de vídeo e copywriters. Ou seja, uma estrutura gigantesca!

Passo a passo para abrir uma agência de lançamentos 

Se você se interessou em entrar nesta área, o primeiro passo é solicitar à prefeitura a análise de viabilidade do endereço em que sua empresa vai atuar. O segundo passo é elaborar um contrato social. Aqui, os contadores especialistas da WeCont podem te ajudar! As principais informações que precisam constar no contrato são: tipo de empresa ou natureza jurídica, CNAE e regime tributário.

Após redigir o contrato, você precisa registrar o contrato social na junta comercial, registrar a empresa na Receita Federal, comprar o certificado digital, solicitar a inscrição estadual na Secretaria da Fazenda e a inscrição municipal na prefeitura e, por último, solicitar o alvará de funcionamento na prefeitura.

A agência de lançamentos pode ser MEI? 

Infelizmente, o MEI não é uma alternativa para agências de marketing e ou de lançamentos por dois motivos:

Legislação: as atividades de uma agência de lançamentos não estão previstas no rol de atividades permitidas para o MEI.

Limite de faturamento: atualmente, o limite de faturamento do MEI é de R$81 mil anual, o que não é suficiente para uma agência de lançamentos, já que em alguns casos, os lançamentos podem chegar até milhões.

Sem o MEI, as opções então são duas: Sociedade Limitada Unipessoal ou Sociedade Empresária Limitada. Em ambos os casos, é possível começar como microempresa e optar por regimes tributários mais econômicos, como o Lucro Presumido ou Simples Nacional.

Como abrir um CNPJ para uma agência de lançamentos? 

Como nós já insistimos bastante aqui, contar com contadores especializados é um dos segredos para um negócio de sucesso. Por isso, para abrir um CNPJ, primeiro contrate um Contador especializado em negócios digitais. Depois, defina a melhor natureza jurídica e elabore um contrato social.

Separe os documentos requeridos e defina em conjunto com seu Contador, qual o melhor regime tributário. Defina o endereço fiscal, adquira o certificado digital e-CPF e um e-CNPJ. Aguarde o contador registrar e regularizar sua empresa e pronto!

Como a WeCont pode ajudar sua agência de lançamentos? 

A WeCont é uma startup de contabilidade que nasceu do desejo de promover a transformação contábil de maneira disruptiva dentro das empresas. Decidimos mudar a realidade dos empreendedores de todo o Brasil, deixando toda a burocracia para trás e promovendo um serviço contábil de altíssima qualidade, com foco exclusivo no sucesso dos infoprodutores.

Nós entregamos estratégias digitais inovadoras, não só para diminuir seus custos, mas também para alavancar o seu crescimento, com agilidade e credibilidade. Com o nosso apoio, as suas ideias podem se transformar em negócios viáveis. 

Nossas soluções contábeis já economizaram mais de R$39 mil reais em um único lançamento do canal Além da Medicina, nosso cliente, proporcionando um fluxo de caixa que gerou um maior investimento no lançamento seguinte. Quer saber mais sobre as nossas soluções que reduziram em cerca de 50% os tributos do lançamento do Além da Medicina? Entre em contato com o nosso time de especialistas contábeis hoje mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.