Quer saber quais são as tendências de mercado para 2023? 

Conhecer as principais tendências de mercado para 2023 é essencial para empreendedores que buscam se consolidar no ambiente de negócios. Assim, é possível se preparar para promover adaptações e oferecer serviços ou produtos atualizados com as novidades.

Neste post, você vai saber as 8 principais tendências de mercado para 2023 e por que vale a pena investir nas inovações. Também citamos os tipos de negócio que os infoprodutores podem apostar no próximo ano e explicamos como se planejar para o futuro. Confira! 

Quais as tendências do mercado para 2023? 

O trabalho híbrido, as ações ESG, a segurança das informações, a automação e o armazenamento em nuvem estão entre as principais tendências de negócios para o próximo ano. Saiba mais a seguir!

  1. Trabalho híbrido

A pandemia de covid-19 alterou o cotidiano de várias corporações, que passaram a adotar o home office por conta da necessidade de isolamento social. No entanto, com a diminuição das restrições e retorno de atividades presenciais, em 2023, a tendência é que o trabalho 100% remoto perca força. 

Uma pesquisa da empresa Vagas.com mostrou que, ao levar em conta o desejo dos trabalhadores, o trabalho híbrido deve ser cada vez mais implementado nas empresas. O estudo mostra que 41,14% dos trabalhadores estão em busca de oportunidades para atuar neste modelo. 

Além do mais, o levantamento mostrou que o home office está em baixa. Apenas 24,26% dos participantes da pesquisa preferem esse formato. Outros 34,6% preferem o modelo presencial. 

Segundo a pesquisa, entre os motivos de o trabalho híbrido ser preferência estão a flexibilidade do modelo, por conta do equilíbrio com atividades cotidianas, e a possibilidade de construir um relacionamento presencial com os colegas. 

  1. ESG

Além disso, entre as tendências de mercado para 2023, estão as iniciativas ESG (Environmental, Social e Governance), que vem ganhando força no ambiente corporativo. A expressão se trata de ações feitas por empresas em torno da diminuição dos impactos ambientais, da responsabilidade social e da melhoria dos processos administrativos. 

Nesse sentido, os investidores estão cada vez mais preocupados em apoiar marcas que implementam ações ESG. Uma pesquisa global com investidores realizada pela MSCI apontou que 77% dos entrevistados elevaram as suas aplicações financeiras em ESG de maneira significativa.

O cenário demanda que as empresas coloquem em prática ações para transparência e responsabilidade social. Também é importante analisar a cadeia de suprimentos e estabelecer um planejamento para diminuir o impacto ambiental, por exemplo.

  1. Personalização das vendas

A personalização das vendas ao consumidor é mais uma das características do mercado em 2022.  Nessa perspectiva, as vendas ganham um tom consultivo, com o objetivo de entregar ao consumidor soluções que atendam às suas dores. 

É também nesse cenário que as vendas do tipo outbound ganham destaque. Com essa metodologia, os vendedores têm um papel mais ativo. É possível identificar os leads qualificados e entrar em contato com eles para mostrar as ofertas mais adequadas ao seu perfil. A vantagem dessa abordagem individualizada é oferecer um resultado mais rápido. 

  1. Proteção de dados 

Os gestores de empresas também estão preocupados com a segurança das informações e devem continuar investindo nessa área. A pesquisa “Digital Trust Insights 2022”, realizada pela PwC, com 3.600 executivos, apontou que cerca de 83% das empresas brasileiras devem aplicar mais recursos em cibersegurança. 

O levantamento da PwC também mostrou que 50% das empresas já tinham reservado até 10% do orçamento da área de tecnologia para medidas de segurança. Nesse cenário, uma das tendências de mercado para 2023 é aperfeiçoar processos que ajudem a minimizar os riscos de vazamentos e criar equipes especializadas na inteligência contra ameaças. 

  1. Armazenamento em nuvem

A empresa de consultoria Gartner estima que as plataformas de armazenamento em nuvem estão entre as principais tendências estratégicas para 2023. A previsão é de que, até o ano de 2027, mais de 50% das empresas deverão usar plataformas em nuvem para melhorar os seus negócios.

Esse tipo de plataforma é importante para fornecer mais praticidade para as empresas, que ganham flexibilidade para acessar arquivos de diferentes lugares. Além do mais, as soluções de armazenamento em nuvem podem economizar tempo dos colaboradores e aumentar a produtividade nas organizações. 

  1.  Automação

Mais uma tendência de mercado para 2023 que as empresas devem considerar é o investimento em automação. Em setores como o varejo, a tecnologia pode dar mais eficiência para a cadeia de suprimentos. O objetivo é utilizar a tecnologia de automação para diminuir tarefas repetitivas. 

Com isso, o crescimento da automação não deve atuar para substituir a força de trabalho humana, mas sim para complementar as atividades das equipes. Do mesmo modo, o uso da tecnologia permite que os colaboradores direcionem o foco para tarefas intelectuais e de tomada de decisão. 

  1. Experiência imersiva dos clientes

O mercado também deve investir em experiências de imersão para os clientes. Esse conceito engloba qualquer tipo de ação que uma marca crie para explorar ambientes inéditos e imaginários para sua audiência. 

Nesse ponto, a Realidade Virtual (VR) é uma tecnologia que permite que o participante experimente uma realidade diferente por meio de óculos. Já a Realidade Aumentada (AR) consegue criar uma experiência diante de um ambiente real. Também podem ser usadas projeções em fachadas de prédios para criar experiências atrativas para os consumidores. 

  1. Chatbots para atendimento

Os chatbots para atendimento são ferramentas que auxiliam as empresas a promover um atendimento automático e personalizado. A principal vantagem desse recurso é a possibilidade de prestar atendimento 24h por dia e em todos os dias da semana. 

É possível adotar estratégias como o atendimento híbrido, em que o primeiro contato é feito por meio de chatbot. Caso não consiga resolver a demanda do cliente, ele será encaminhado para o atendimento humano. 

Além do mais, os chatbots permitem a realização de múltiplos atendimentos ao mesmo tempo. Essa vantagem é essencial diante da competitividade do mercado, em que as empresas precisam oferecer agilidade para não perder o consumidor para a concorrência. 

Como resultado, os chatbots ainda causam economia dos custos das organizações. O uso de softwares para atendimento reduz as despesas com funcionários voltados exclusivamente para essa tarefa. Além disso, a tecnologia é multiplataforma e pode oferecer atendimento personalizado no site, no WhatsApp e no Facebook da empresa.  

4 tendências para infoprodutores em 2023

Além dessas tendências de mercado para 2023, que devem ser acompanhadas por empreendedores em geral, é possível destacar outras que podem interessar principalmente os infoprodutores. 

  1. Clube de assinaturas

O clube de assinaturas é um dos principais modelos de infoprodutos com venda por recorrência. Em vez de o cliente comprar um curso pontual, ele receberá o produto digital periodicamente, enquanto durar a assinatura. O pagamento recorrente também será feito regularmente (mensalmente, anualmente, etc.).

Essa é uma tendência interessante para os infoprodutores que buscam obter um ganho mais previsível. De outro modo, esse tipo de produto digital também oferece a possibilidade de fidelização da clientela, que terá um vínculo por mais tempo com a sua marca.

Para obter mais chance de sucesso em um clube de assinatura, é fundamental promover uma excelente experiência do usuário. Portanto, assegure recursos como facilidade de pagamento, canais para receber feedbacks dos clientes e cancelamento simples da assinatura. 

  1. Engajamento por comunidade

Os infoprodutores também podem investir na tendência de criação de comunidades, que são grupos de pessoas que compartilham algo em comum. No mercado de infoprodutos, esse benefício pode ser oferecido como um bônus, em conjunto com um curso online, ou ainda serem vendidos como produtos completos. 

A ideia desse tipo de produto digital é envolver os participantes, para promover diálogos e trocas de experiências entre eles. Assim, os integrantes podem se sentir engajados e parte de grupo que divide os mesmos objetivos. Além do mais, a participação em comunidades pode gerar networking e oportunidades profissionais. 

Ao criar uma comunidade, o infoprodutor pode estabelecer pontos de contato para promover a interação entre os participantes, a exemplo de eventos online. Também é recomendado usar estratégias de gamificação para engajar os participantes. 

  1. Mentoria

Já a mentoria é uma forma de desenvolvimento de pessoas, em que o mentor tem a função de guiar o aprendizado de um tema específico. As mentorias podem ser individuais ou coletivas. Para oferecer uma mentoria, é essencial ser considerado uma referência na sua área de atuação. 

Nesse tipo de produto, você pode criar trilhas de aprendizado personalizadas, com base nas necessidades do seu cliente. Essa individualização é um diferencial importante para favorecer o aprendizado dos alunos da sua mentoria. 

  1. Cursos online

Os cursos online são mais um tipo de infoproduto que segue como tendência de mercado para 2023, por conta da flexibilidade que esse modelo oferece. A modalidade oferece custos mais baixos do que os cursos presenciais e também apresenta a vantagem de ser escalável.

Uma das principais inovações para quem deseja criar cursos online é o conceito de Edutainment, que une educação e entretenimento. Esse formato de aulas conta com inovação e criatividade, com a possibilidade de promover desafios e elaborar brincadeiras para os alunos. 

O mobile learning é mais uma novidade que pode ser explorada para agregar novas experiências de aprendizado, com uso de dispositivos móveis como recursos de ensino.Os infoprodutores podem empregar conteúdos diversos, como gráficos, mapas mentais e  jogos para aprender os conteúdos.

Como se preparar para 2023? Veja 5 dicas para o seu negócio

Depois de conhecer as tendências de mercado para 2023 e as principais apostas para infoprodutores, confira algumas dicas que separamos para preparar a sua empresa para os próximos desafios. 

  1. Investir em tecnologia

O investimento em tecnologia é essencial para se adaptar às novas tendências de mercado e dar respostas mais rápidas às necessidades dos seus clientes. Só para você ter uma ideia, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), com 1% investido em tecnologia dentro de uma empresa, a cada dois anos, o lucro dela tem potencial de 7% de crescimento. 

Apostar em inovações tecnológicas também é uma maneira de a sua empresa se manter competitiva para o mercado. Esse tipo de investimento resulta tanto no aumento da produtividade quanto na diminuição de erros, além do controle de custos. 

  1. Aplicar estratégias de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo se trata de uma estratégia de atração de clientes, por meio de materiais relevantes, que são distribuídos em meios como redes sociais, e-mail e blog. Uma prova da relevância dessa iniciativa é que 73% das empresas adotam estratégias de marketing de conteúdo para se aproximar de clientes, segundo a pesquisa Content Trends. 

Além do mais, mais da metade (61,8%) das organizações que ainda não utilizam ações de marketing de conteúdo já demonstram intenção de empregar ações nesse sentido em breve. 

Por esse ângulo, as empresas devem investir em conteúdos focados em personalizar a experiência dos usuários, principalmente com o uso de dados. O chamado marketing de conteúdo data-driven utiliza informações coletadas do público-alvo para criar campanhas mais eficazes. 

Também é importante que as marcas invistam em materiais que abracem a diversidade. O marketing inclusivo deve ser voltado não somente para a cor da pele ou gênero, mas também pessoas com diferentes origens. Uma pesquisa da Sprout Social mostrou que 60% dos consumidores estão propensos a comprar de uma marca que investe nesse ponto. 

  1. Manter-se atualizado

Diante da transformação digital, é essencial ainda se manter constantemente atualizado com as alterações no ambiente de negócios. Os empreendedores precisam consumir conteúdo especializado, a exemplo de blogs e newsletters, para conhecer os movimentos do mercado. 

Também é fundamental estudar constantemente o comportamento do consumidor. Assim, é possível se antecipar e criar produtos voltados para os desejos e necessidades da sua audiência. 

Depois, os empreendedores também podem apostar em manter uma boa rede de networking, a fim de trocar experiências. É indicado ainda observar constantemente os seus concorrentes, para observar onde você está acertando e o que pode melhorar. 

  1. Realizar planejamento financeiro

Mais uma maneira de se preparar para 2023 é fazer um planejamento financeiro eficiente. Inicialmente, avalie a saúde financeira do seu negócio e conheça o seu fluxo de caixa, para auxiliar na previsão a longo prazo. 

Liste ainda todas as despesas fixas e variáveis da sua organização. Analise a possibilidade de alterar os preços que são cobrados pelos seus produtos ou serviços, com base no mercado e nos custos do seu negócio .  

Verifique ainda quais são as taxas cobradas pelas instituições financeiras e analise a possibilidade de fazer aplicações mais adequadas. Também é recomendado fazer diferentes projeções financeiras, com base nas expectativas e nos riscos. Com isso, será possível definir metas mais realistas para a sua empresa. 

  1. Priorizar a contabilidade

A contabilidade também deve receber atenção dos empreendedores, que devem investir no planejamento tributário. Esse tipo de organização é essencial para viabilizar a diminuição de custos e facilitar a gestão da sua empresa. 

Com auxílio de um serviço contábil apropriado, você pode melhorar o controle orçamentário do seu negócio. Você ainda pode aumentar a previsibilidade de gastos do seu negócio, para prevenir imprevistos financeiros.

A contabilidade também assegura o cumprimento das obrigações tributárias, construindo a reputação da sua empresa. Dessa forma, o seu empreendimento pode ganhar segurança para crescer e alcançar melhores resultados. 

Como a WeCont pode ajudar os infoprodutores

Gostou de conhecer as tendências do mercado digital? A WeCont é uma startup de contabilidade capaz de oferecer soluções inovadoras para promover o crescimento do seu negócio, com agilidade e credibilidade. 

O nosso serviço contábil de altíssima qualidade permite que você deixe toda a burocracia do seu empreendimento para trás. Com as estratégias apropriadas, você pode diminuir os custos da sua empresa. 

Conheça os nossos principais serviços para infoprodutores

Por meio de nossa plataforma online, você consegue fazer a gestão financeira e contábil do seu infoproduto com alguns cliques e encontra todas as informações que precisa em um só lugar. Além disso, nossa plataforma é integrada com os grandes players do mercado de infoprodutos, como a Hotmart e a Eduzz. 

Também auxiliamos na abertura da sua empresa, para garantir mais tranquilidade e segurança. Caso não formalize o seu negócio, você pode ter que custear despesas extras, com multas e autuações. Além do mais, a legalização também previne o endividamento e facilita o acesso ao crédito empresarial.

A nossa parceria com infoprodutores também possibilita a redistribuição dos tributos de cada lançamento. Com isso, o seu negócio obtém maior investimento do fluxo de caixa durante o contrato. 

Ainda proporcionamos uma redução de cerca de 50% na carga tributária do seu lançamento digital. Consequentemente, você pode obter uma economia significativa no valor total dos impostos devidos. 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.