Mulher De Camisa Amarela Escrevendo Em Papel Branco

Copywriting: saiba o que é e como fazer uma copy para vender mais

O Copywriting é uma estratégia de produção de textos essencial para se aproximar do seu público, construir autoridade, converter leads e vender mais. Por isso, entender esse conceito é fundamental para os infoprodutores que desejam se destacar no mercado e alcançar melhores resultados em seu negócio.

Nesse artigo, explicamos o que é Copywriting e como essa técnica de escrita persuasiva surgiu. Depois, você vai conferir um manual de como escrever uma boa copy. Também citamos o que são gatilhos mentais e de que maneira você pode usá-los na hora de produzir os seus textos. 

Ainda esclarecemos como o tamanho da copy importa para a sua estratégia ter mais chances de sucesso. Também respondemos se uma linguagem escrita no tom imperativo é uma estratégia assertiva para a sua copy. Confira!

O que é Copywriting?

O Copywriting tem o objetivo de convencer o leitor a realizar uma ação específica. Essa técnica de escrita persuasiva costuma ser usada por equipes de marketing e vendas de empresas, para redigir textos para blogs, e-mails, landing pages, entre outros tipos de conteúdo. 

O profissional especializado em criar copys é chamado de copywriter. Quem atua na área precisa, além de escrever bem, também ler muito e aprender a usar gatilhos mentais adequados para cada estratégia de construção de texto. 

Existem vários tipos de ações que podem ser induzidas na copy, a exemplo de se cadastrar em uma newsletter, se inscrever em um webinar ou baixar um e-book. Do mesmo modo, a estratégia pode ser usada para persuadir o leitor a realizar a comprar um curso online e se  tornar seu cliente.  

Como o termo Copywriting surgiu?

O termo Copywriting foi definido pela primeira vez em 1828 por Noah Webster. Embora a palavra “copy” possa ser traduzida literalmente como “cópia”, o sentido era justamente o contrário. 

O termo fazia referência a “algo original que deve ser imitado na escrita e na impressão”. No entanto, ao longo do tempo, essa definição acabou caindo em desuso na literatura. Depois, a expressão acabou sendo usada em 1870 para definir a escrita de anúncios e diferenciar esse modelo da redação de textos para notícias. 

Nesse sentido, os copywriters eram os redatores publicitários, que auxiliavam marcas a conquistar a sua audiência. Porém, com a evolução do marketing digital e da importância dessa área para a estratégia de crescimento das empresas, o termo Copywriting passou por uma nova repaginada. 

Qual a diferença entre o texto publicitário e a copy?

Assim, a expressão Copywriting começou a ser usada para definir um texto mais persuasivo e diferenciado do texto publicitário. Embora a origem da copy seja a redação feita para publicidade, o termo foi introduzido no vocabulário de uma estratégia mais específica: o Inbound Marketing. 

O Inbound Marketing, por sua vez, se refere a estratégias voltadas para atrair, converter e encantar o público-alvo. Em outras palavras, quando usada por infoprodutores, a ideia é apresentar as soluções dos seus produtos digitais, transformar a audiência em clientela e até mesmo em promotores da sua empresa. 

Por isso, esse é um processo mais longo, que envolve uma jornada de atração. Nesse caminho, o leitor pode ser persuadido, por meio das táticas de copy, a tomar decisões. Você pode pensar no copywriter como uma espécie de guia que orienta o leitor a seguir uma instrução. 

A redação publicitária e a copy podem ser vistas, portanto, como técnicas complementares dentro da estratégia de venda de infoprodutos. A primeira, no entanto, é mais direcionada para uma estratégia direta. 

O que é o CTA e por que é importante para a sua copy

O CTA (Call-to-Action ou Chamada Para Ação)  é um convite para um usuário tomar uma ação. Essa chamada é feita por meio de uma frase. Por isso, é um dos principais elementos de uma copy.

Na jornada do cliente, o leitor será convidado a realizar ações. Os CTAs podem ser incluídos em vários formatos de texto, como e-books, artigos para blog, infográficos, entre outros. 

É bom frisar que essa Chamada Para Ação não se direciona somente para convencer o seu cliente a comprar o seu produto. O objetivo da copy não necessariamente está ligado à venda direta.. 

O CTA pode ser usado em cada fase de produção de conteúdo: desde o topo do funil de vendas, quando o leitor ainda está na etapa de aprendizado, até o estágio do fundo do funil, próximo à decisão de compra.

Como um “instrutor”, o copywriter tem o objetivo de conduzir o leitor a ganhar maturidade dentro da estratégia de Inbound Marketing. Na prática, o profissional de escrita é qualificado para educar a sua persona na jornada de compra.

Como fazer uma copy? Veja 5 boas práticas

Agora que você já entendeu o que significa Copywriting, aproveite para conhecer os principais passos para construir um texto persuasivo. Entre os principais fundamentos de uma boa copy estão a pesquisa, o uso de dados e a criatividade. Saiba mais adiante.  

Comece com o objetivo

Inicialmente, se você quer saber como fazer uma boa copy, é interessante definir o objetivo do seu texto. A escrita precisa ser direcionada a fim de cumprir com metas determinadas no funil de vendas. 

Assim, é importante delimitar um calendário de produção de conteúdo que explore as diferentes fases da sua estratégia de atração de clientes. Dessa forma, é possível construir um material mais adequado, conforme o nível de conhecimento que o leitor tem sobre o assunto e a ação desejada para cada tipo de texto. 

Faça uma pesquisa apropriada

Depois, o profissional que atua como copywriter também precisa realizar pesquisas apropriadas para a audiência que pretende atingir. O material criado precisa apresentar valor para a persona, a fim de que ela seja realmente convencida a tomar decisões. 

Explore a criatividade

Além do mais, não adianta apenas escrever mais do mesmo na hora de criar o texto persuasivo. Lembre-se de que uma das principais metas da copy é atrair o leitor. Portanto, a escrita também precisa trazer perspectivas inovadoras. 

Procure assegurar que o seu conteúdo seja realmente único para a sua audiência. A criação de um material exclusivo e relevante para o seu público-alvo é o que deve cativar o leitor a realizar as ações pretendidas no texto.  

Foque na sensação

Mais uma boa prática na hora de redigir o texto persuasivo é focar na sensação que deseja provocar no leitor. É importante ter em mente que a arte de vender o seu produto depende muito das emoções que você consegue despertar no seu público, criando um relacionamento com ele. 

Sendo assim, a escrita também deve focar em despertar a sensibilidade do leitor. Em vista disso, não se direciona exclusivamente ao seu produto. Conheça bem a persona da sua marca e as razões que podem levá-la a tomar a decisão de compra. Com isso, o caminho para aflorar as emoções do leitor também fica mais fácil.  

Use o poder dos dados

Quando você lê uma notícia que revela dados sobre um assunto, também acaba confiando mais na veracidade daquele texto? Embora sejam textos bastante distintos, o conteúdo jornalístico e a copy têm algo em comum: ambos apostam no poder do uso de dados.

Portanto, uma boa forma de dar mais credibilidade à sua escrita é usar estatísticas e pesquisas. Nesse ponto, também é fundamental checar a veracidade dos estudos e fazer referência para as fontes.  

Analise os resultados

Por fim, não deixe de analisar os resultados da sua copy. Imagine a criação de uma copy como um processo contínuo, que pode ser aprimorado conforme os indicadores. Selecione métricas para acompanhar e analise se a sua estratégia de conversão está dando certo.

Gatilhos mentais: o que são e como usar na sua copy 

Outro conceito fundamental sobre Copywriting é o gatilho mental. Os gatilhos são estímulos que o nosso cérebro recebe e influenciam na tomada de decisões. Por isso que o recurso é essencial na hora de escrever uma copy. 

As decisões que tomamos sem perceber muitas vezes são individuais. No entanto, também há gatilhos mentais que são comuns para a maioria das pessoas. A intenção é explorar essa técnica, com ética, para nutrir o relacionamento com o seu cliente e estabelecer uma conexão e orientá-lo pela jornada de compra. 

Os gatilhos mentais podem ser de confiança, autoridade, reciprocidade, escassez, urgência, exclusividade, novidade, antecipação, prova social, entre outros. Escolha qual deles é mais apropriado para o seu texto ou combine mais de um gatilho durante a escrita do conteúdo persuasivo. 

3 exemplos de copys bem feitas para inspirar 

Spotify

Um bom exemplo de copy com base no gatilho de reciprocidade é da plataforma de streaming de música Spotify. Esse tipo de gatilho explora o fato de que o ser humano aprecia retribuir o que recebe.

Ao oferecer a oferta de “R$ 0,00 por 3 meses de Premium”, o Spotify permite que os novos usuários adquiram um plano para escutar música sem anúncios e offline em troca da assinatura do serviço.  

Nubank

“Nubank é fácil e é para você. Conta sem custo e que rende mais que a poupança”. Nesse exemplo do banco digital Nubank, a copy aborda o desejo de ter uma vida financeira descomplicada, além de não ter despesas com uma nova conta que apresenta maior chance de retorno.

Netflix

“Filmes, séries e muito mais. Sem limites. Assista onde quiser. Cancele quando quiser. Pronto para assistir? Informe seu email para criar ou reiniciar sua assinatura”. A Netflix, por sua vez, usa uma linguagem bastante simples, com frases curtas que transmitem objetividade e confiança.  

A linguagem imperativa é boa para a copy? 

Em uma copy, a linguagem imperativa é essencial para a conversão. Os verbos imperativos devem ser usados nos títulos e CTAs, para dar clareza e conduzir o leitor a tomar a ação desejada. 

No entanto, é bom destacar que a linguagem imperativa não é a única característica de uma copy. Como já citamos, a escrita do texto também precisa ser acompanhada da técnica persuasiva, voltada para a persona.

O tamanho da copy importa? 

O tamanho da copy depende dos objetivos estratégicos definidos para o seu texto. Caso consiga transmitir as sensações que pretende em frases curtas, o texto menor é mais apropriado. No entanto, se precisar de um conteúdo mais detalhado para converter o seu cliente em potencial, invista em um material mais longo. 

WeCont: serviço contábil personalizado para o seu infonegócio 

Os infoprodutores encontram na WeCont um serviço contábil personalizado, para deixar a burocracia para trás e alavancar o seu crescimento. A startup nasceu com o objetivo de promover a transformação contábil de maneira disruptiva dentro das empresas. 

Por meio das nossas estratégias digitais inovadoras, você consegue diminuir os seus custos e obter maior investimento do fluxo de caixa. Auxiliamos desde a abertura do seu negócio até no planejamento contábil e tributário.

Os produtores digitais ainda podem usufruir de uma plataforma online e integrada, para fazer a gestão financeira e contábil do seu infoproduto apenas com alguns cliques. Dessa forma, o serviço da WeCont dá mais segurança, credibilidade e agilidade para diminuir as dores de cabeça e otimizar os seus ganhos financeiros.

Case de Sucesso (Além da Medicina)

O canal de conteúdo médico Além da Medicina transforma a sua expertise em materiais feitos para quem quer desenvolver uma trajetória de sucesso na medicina. As soluções inovadoras da WeCont já economizaram mais de R$ 39 mil em um único lançamento da empresa.

Quer saber mais sobre o serviço contábil que diminuiu em cerca de 50% os tributos do lançamento do Além da Medicina? Entre em contato com o nosso time de especialistas contábeis hoje mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.