processo seletivo a distancia

Como fazer um processo seletivo à distância? Conheça 4 dicas!

O processo seletivo à distância é uma das várias mudanças realizadas pelas empresas para se adaptar ao distanciamento social, promovido para minimizar a contaminação do coronavírus.

Trata-se de um procedimento importante para o crescimento da empresa, já que é por meio dele que os gestores encontram colaboradores com habilidades interpessoais e técnicas ideais para o negócio.

Listamos as 5 melhores estratégias para que você saiba como fazer o recrutamento online sem prejudicar o seu resultado. Acompanhe!

1. Tenha um bom planejamento

Mesmo que seu negócio já tenha uma estratégia para fazer o processo seletivo, poucas de suas etapas serão aproveitadas quando for realizar a etapa à distância. Recomendamos que você se reúna com outros gestores e sua equipe de RH para elaborar um novo planejamento. É necessário que ela contenha informações como:

  • como é feita a digitalização e abertura das vagas;
  • quais tipos de testes e análises serão feitas;
  • orçamento necessário para realizar o procedimento;
  • todas as perguntas que serão feitas aos candidatos;
  • os canais que serão usados para divulgar o processo;
  • um cronograma que traz o início, fim e quando será feita cada etapa do processo;
  • testes para averiguar a qualidade do som, vídeo e conexão do recrutador; entre outros dados.

2. Deixe o candidato ciente das etapas

O recrutamento à distância também é uma novidade para os profissionais, então é possível que eles não tenham passado por essa experiência.

Para evitar qualquer problema ou confusão por parte dos candidatos, envie um e-mail explicando como funcionará cada etapa do processo e quais são suas datas. É importante abrir um canal de comunicação para que eles solucionem quaisquer dúvidas que possam ter sobre o procedimento.

Além disso, explique detalhadamente qual é o tipo de contrato que será firmado e como trabalho realizado no campo prático.

3. Utilize plataformas adequadas

Essa dica pode ser dividida em duas vertentes. A primeira consiste no fato de que é preciso escolher o canal adequado para divulgar a seleção de candidatos.

A rede social ideal para buscar candidatos é o LinkedIn, já que ela foi desenvolvida especialmente para gerar conexões e relacionamentos profissionais. Entretanto, também é possível anunciar o processo seletivo no Facebook, no site ou blog da empresa.

O segundo aspecto se trata das plataformas online onde serão realizadas as etapas do processo. É recomendável que sejam escolhidas páginas ou aplicativos que permitam:

  • mapear o perfil comportamental do candidato;
  • aplicar testes de conhecimentos específicos;
  • efetuar um teste de ética e moral;
  • realizar entrevistas por vídeo (como Zoom, Skype, Hangouts etc.).

4. Avalie a interação entre profissional e recrutador

A entrevista não deve ser resumida apenas em perguntas e respostas. O recrutador também deverá observar a postura do candidato, pois isso demonstra como se portará nas reuniões — sejam virtuais ou presenciais — e em relação a outros colaboradores.

Um dos pontos que o entrevistador deve ficar atento é o modo de vestir do indivíduo. Apesar do candidato estar no conforto de sua casa, ele precisa estar com roupas adequados para o trabalho, já que ele também participará de reuniões no futuro.

Também analise a desenvoltura do entrevistado, a forma que ele interage com o recrutador, o seu comprometimento com o horário dos testes, entre outras observações que forem necessárias.

Ao adotar as estratégias apresentadas neste artigo, você será capaz de realizar um bom processo seletivo à distância, encontrar os melhores candidatos e contratar as pessoas com as habilidades necessárias para realizar suas funções.

Gostou das dicas? Acesse já nosso artigo em que trazemos os melhores aplicativos para fazer reuniões online e explicamos como utilizá-lo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.