Orçamento mensal: como controlar as contas que causam impacto negativo?

Toda empresa com desejo de expansão precisa controlar as contas e o orçamento mensal. Assim, evita-se valores que possam gerar impactos negativos. Para isso, é importante elaborar um bom planejamento e implementar as estratégias adequadas de modo a obter a saúde financeira esperada.

Apesar de ser uma tarefa desafiadora para empresários e gestores, adotar as melhores práticas é essencial para mantar as operações da instituição equilibradas e, assim, torná-la mais competitiva.

Para ajudar nessa tarefa, elaboramos este conteúdo que mostra como é possível controlar as contas de forma eficiente. Acompanhe!

Elabore um planejamento financeiro

Uma dica para manter o controle do orçamento mensal é elaborar um planejamento financeiro, que constará todas as despesas fixas do negócio, simplificando a projeção de gastos de um período e a entrada de recursos.

Além disso, anote tudo que a organização é capaz de fornecer e identifique os itens necessários — maquinário, mão de obra, insumos, entre outros — para traças as metas e os objetivos e, então, atuar com o direcionamento de cada expectativa.

Pague as contas em dia

Uma das formas de evitar gastos sem necessidade é tentar pagar as contas em dia. Assim, é importante ter o fluxo de caixa da companhia atualizado, para assegurar que tudo seja quitado sem atrasos.

Caso a companhia não esteja em suas melhores condições financeiras, verifique quais contas podem ser negociadas, diminuindo os impactos que a inadimplência pode causar. Nas situações incontroláveis, espere um pouco para colocar as ideias em prática e atue minimamente possível, sem realizar investimentos altos até que as contas estejam em dia novamente.

Entenda sobre os custos de todos os setores de um negócio

Para tomar as melhores decisões sobre as finanças, é primordial entender sobre todos os custos envolvidos no funcionamento dos setores do negócio. Para isso, é preciso estar atento a vários pontos, por exemplo, gastos com as operações, capital de giro, problemas que podem levar às dívidas desnecessárias, entre outros.

Dê prioridade para as atividades que geram riscos para a organização e que caso não sejam feitas, podem afetar diretamente os resultados e as finanças.

Preocupe-se com o controle de estoque

Para organizar as finanças da empresa, é necessário criar a rotina de controlar de forma minuciosa o estoque. Isso vale para todos os tipos de negócio, independentemente de seu porte ou ramo de atuação.

Acumular itens em excesso no estoque da companhia pode fazer com que haja aplicações de um valor grande em curto espaço de tempo. Além disso, se não existe uma saída sincronizada de produtos, a manutenção do espaço físico usado para condicioná-los pode gerar despesas e custos elevados.

Da mesma forma, nos casos em que a saída de componentes não é bem calculada e o abastecimento não é feito adequadamente, corre-se o risco de perder vendas por falta deles e os clientes buscarem na concorrência.

Sendo assim, não há dúvidas que é preciso manter um controle eficiente de estoque, verificando a saída de cada mercadoria, o tempo que leva entre a geração do pedido de comprar até a entrega ao comprador e o custo total do processo.

Faça uma boa gestão de fornecedores

Com todos os dados organizados e a análise dos números que envolvem o negócio, é possível prever a existência de riscos do fluxo de caixa da instituição não conseguir quitar as contas.

Com o intuito de evitar problemas com os fornecedores e o acúmulo de juros, a melhor solução é tentar negociar com os credores as datas de pagamento de certas dívidas, impedindo a necessidade de solicitar empréstimos e tornar o débito ainda maior.

O controle apropriado do orçamento mensal colabora para que todos os compromissos sejam cumpridos e que sobre dinheiro para ser aplicado na empresa, garantindo seu desenvolvimento.

Então, evite ao máximo não descumprir os prazos de vencimento, pois, caso haja a necessidade de contar com a compreensão do fornecedor no futuro, ele se lembrará que é um bom pagador e tentará ajudar da melhor forma possível.

Evite contrair dívidas

Por meio do planejamento financeiro, você também consegue ter uma visão ampla do negócio e a situação real das finanças. Dessa forma, fica mais fácil decidir se é possível fazer novas dívidas ou não.

Se identificar que as contas já estão no vermelho ou com uma margem de lucro muito baixa, o ideal é esperar um tempo para realizar novos investimento, já que caso contrário, não vai conseguir honrar com os compromissos.

Antecipe os pagamentos que oferecem diferenciais

Uma boa maneira de melhorar as finanças do negócio é averiguar se existem contas que oferecem descontos para as quitações realizadas antes da data de vencimento. O pagamento antecipado, além de proporcionar economia de recursos, permite à companhia conseguir crédito com mais facilidade e conquistar uma boa imagem perante fornecedores, parceiros e mercado em geral.

Utilize a tecnologia como aliada

Com o avanço da tecnologia, já existem várias ferramentas disponíveis no mercado para simplificar a tarefa de controlar todos os valores que envolvem o negócio. Por meio de um software de gestão financeira, consegue-se mais agilidade e praticidade no setor financeiro da empresa.

Isso porque, por meio dele, é possível manter o fluxo de caixa sempre organizado, gerar segurança para os dados que auxiliam na tomada de decisão, ter acesso a informações precisas e sem riscos de cálculos errados, entre outras funcionalidades.

Conte com uma boa consultoria

Contar com um profissional qualificado é essencial na criação do planejamento da empresa, pois ele tem todo o conhecimento teórico e prático necessário para se encarregar de toda burocracia. Dessa maneira, o gestor pode focar em outras atividades mais pertinentes.

Busque por uma consultoria de confiança, experiente e que entenda a fundo todas as necessidades e condições da empresa, tornando-se um verdadeiro aliado.

Viu como é possível manter o orçamento mensal do negócio organizado? Colocando em prática as dicas apresentadas, fica mais fácil coletar informações relevantes para planejar os próximos passos e tomar as melhores decisões, mantendo um caixa saudável capaz de tornar a instituição mais segura e competitiva.

Quer aprimorar o controle financeiro de seu negócio? Então, entre em contato e veja como nossos serviços podem ajudar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.