O que é VPL? Saiba mais aqui!

Todo gestor que deseja garantir o retorno financeiro dos seus investimentos e o crescimento do negócio precisa conseguir o máximo de informações possíveis sobre a viabilidade de seus projetos. Para alcançar esse objetivo, é fundamental saber o que é VPL.

Essa métrica traz mais confiabilidade às decisões e minimiza os riscos dos investimentos. Quer saber mais sobre o assunto? Leia este post que explica o conceito de VPL, sua finalidade, como calculá-lo e, no fim, suas vantagens!

O que é VPL e qual é a sua finalidade?

VPL significa Valor Presente Líquido — conhecido também pelo nome de Valor Líquido Atual —, e se trata de um indicador que calcula o valor presente de sucessivos pagamentos futuros.

Na prática, ele traz para a data zero (ano que começou o investimento) os fluxos de caixa e considera a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) da organização, equivalente ao retorno mínimo a ser conseguido em um projeto — também chamado de taxa de desconto ou de retorno.

Como calculá-lo, na prática?

Saber calcular o VPL é importante para entender sua lógica e conhecer sua importância. A fórmula é a seguinte:

VPL = FC0 + FC1/(1+i)^(j+1) + FC2/(1+i)^(j+2) + FC3/(1+i)^(j+3) … + FCn/(1+i)^(j+n)

Entenda o significado de cada termo:

  • FC: fluxo de caixa de cada período;
  • j: tempo do investimento, sendo que “j+n” representa o total de duração do investimento;
  • i: taxa de desconto.

Imagine que a empresa investirá em um projeto de 5 anos com o valor de R$ 150 mil (ano zero), o fluxo de caixa anual será de R$ 40 mil e a taxa mínima de atratividade de 10%. Então, o cálculo ficará:

VPL = FC0 + FC1/(1+i)^(j+1) + FC2/(1+i)^(j+2) + FC3/(1+i)^(j+3) + FC4/(1+i)^(j+4) + FC5/(1+i)^(j+5)

VPL = -150.000 + 40.000/(1+0,1)^(0+1) + 40.000/(1+0,1)^(1+1) + 40.000/(1+0,1)^(2+1) + 40.000/(1+0,1)^(3+1) + 40.000/(1+0,1)^(4+1)

VPL = -150.000 + 36.363 + 33.057 + 30.052 + 27.397 + 24.844

VPL = 1.713

Nesse exemplo, o resultado foi positivo e representa um investimento viável. Se o prazo analisado fosse menor que 5 anos, por exemplo, o VPL seria negativo e indicaria inviabilidade econômica.

Quais são as vantagens do VPL?

Os benefícios do VPL estão ligados ao fato de que ele traz uma visão mais clara e real sobre o dinheiro que será aplicado em investimentos. Entenda-os abaixo.

Considera o valor do tempo do dinheiro

Um determinado montante pago no futuro não terá o mesmo valor que no presente. Portanto, o VPL retrata o valor temporal do dinheiro, possibilitando que os gestores saibam quanto tempo de investimento será necessário para que ele seja viável.

Traz mais certeza sobre investimentos

Ficará mais claro para o gestor se um determinado investimento aumentará o valor da empresa ou não, pois uma análise desfavorável indica que a rentabilidade da organização será reduzida.

Reduz os riscos

Muitas vezes um projeto parece lucrativo à primeira vista, mas no final de seu período, não traz bons retornos financeiros. Ao verificar que o VPL teve resultados negativos, pode-se evitar investimentos desfavoráveis, trazendo mais segurança às decisões dos gestores.

Ao entender o que é VPL, percebe-se que essa métrica é de conhecimento fundamental para que sua equipe financeira realize análises mais claras e reais sobre projetos, garantindo que os investimentos mais vantajosos sejam realizados pela empresa.

Quer receber mais conteúdos informativos como este diretamente no seu e-mail? Então, assine agora mesmo nossa newsletter! É gratuito!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.