Outsourcing: saiba o que é e para que serve

Como forma de prestar um serviço de qualidade e se destacar no mercado, as empresas têm buscado as melhores estratégias para ampliar a eficiência de suas operações. Nesse sentido, é importante que você entenda o que é outsourcing, prática que têm conquistado um espaço relevante quando falamos em área contábil, tributária, trabalhista ou financeira.

Outsourcing é um processo no qual a companhia contrata terceiros para desenvolver uma atividade especializada. Sendo assim, ele está diretamente ligado à utilização de fontes e recursos externos para solucionar problemas ou auxiliar em questões estratégicas do negócio.

Quer entender quais são os principais benefícios do outsourcing para as empresas? Listamos os principais. Confira!

Maior foco no negócio

A partir do momento em que a empresa conta com o auxílio de profissionais especialistas na execução de certas funções, é possível ter mais tempo disponível para planejar e analisar tarefas fundamentais para o crescimento da organização.

Assim, fica mais fácil pensar sobre o negócio e propor ações direcionadas ao seu desenvolvimento — elaborar medidas para captar e fidelizar mais clientes, por exemplo.

Logo, essa prática gera um impacto relevante nas instituições, especialmente nas de pequeno porte, que atuam com uma equipe menor. Concentrar os esforços dos colaboradores nessas estratégias, reduzindo as atividades burocráticas, gera inúmeras vantagens para o negócio, inclusive no que tange às chances de expansão.

Aumento do know-how

Ao buscar entender o que é outsourcing, você vai perceber outro benefício, que é a possibilidade de contar com funcionários experientes, com conhecimento técnico e qualificação, para o exercício das funções relacionadas a contabilidade, questões tributárias, trabalhistas e demais.

Assim, a chance de acontecer algum erro é reduzida, impedindo que a empresa sofra com multas e outras penalidades que podem afetar seu caixa.

Quando os serviços são desenvolvidos internamente e a organização não contam com profissionais capacitados e experientes, falhas podem ser cometidos com certa frequência, gerando resultados negativos.

Diminuição de custos

Outra vantagem desse processo é a redução de custos. Isso porque ao contar com o auxílio de profissionais e empresas especializadas em uma determinada área, custos elevados de uma contratação direta serão eliminados.

Afinal, precisar de um trabalhador com carteira assinada para estar sempre à disposição do negócio pode ser sinônimo de despesas e gastos, que vão desde a constituição de uma sala e da aquisição de ferramentas de trabalho aos encargos trabalhistas, entre outros.

Visão analítica do negócio

A área contábil e financeira é capaz de oferecer uma visão completa sobre a saúde do negócio. Os números gerados e analisados por especialistas revelam, por exemplo, qual departamento da companhia deve ser aprimorado e qual está com as despesas e custos mais elevados. Dessa forma, fica mais simples planejar melhorias efetivas, como investimentos mais acertados que influenciam diretamente os resultados.

Promoção de ideias inovadoras para enfrentar períodos desafiadores

Em um cenário que muda com frequência, especialmente por fatores econômicos e crises financeiras, é importante contar com orientações de especialistas que entendem do assunto. Eles apontarão as ações a serem implementadas para superar momentos desafiadores, proporcionando maior segurança ao negócio.

Consultoria ágil

Muitas organizações com grandes chances de atingir o sucesso não conseguem se destacar no mercado por erros na gestão de diversas áreas. No entanto, quando a companhia adota o outsourcing, tem em mãos dados bastante úteis.

É possível obter de maneira ágil, por exemplo, informações referentes a preços, custos, investimentos, estoques, impostos e demais índices preponderantes para o crescimento do negócio.

Logo, o outsourcing ajuda a companhia a tomar decisões seguras. Por isso, é necessário contar com um parceiro que realmente entenda sobre o assunto e disponibilize um serviço de qualidade, levando em consideração a situação real da instituição para propor as soluções mais adequadas.

Auxílio de profissionais capacitados nos mais diversos tipos de segmentos

As atividades da empresa não admitem falhas, mesmo aquelas que parecem insignificantes, já que qualquer brecha pode levar à aplicação de multas pelos órgãos fiscalizadores — como no caso das questões fiscais e tributárias. Inclusive, tais prejuízos podem comprometer a continuidade do negócio no decorrer do tempo.

Por intermédio do outsourcing, a companhia terá o suporte de mão de obra especializada, o que é muito valioso nesse sentido. Em geral, as empresas especializadas são bastante experientes e têm autoridade na área em que atuam.

Logo, mais do que a contratação de um serviço, a instituição terá à sua disposição colaboradores que realmente serão aliados no seu negócio, já que se sentem tão motivados a atingir o sucesso da organização quanto o próprio empreendedor.

Otimização dos processos

A otimização dos processos é outro benefício conquistado, pois eles se tornarão mais eficientes à medida que executados por um time externo com amplos conhecimentos para desenvolver um trabalho exitoso.

Ao mesmo tempo, é possível a troca de conhecimentos e experiências entre os colaboradores da instituição e os profissionais que prestam serviços especializados. Isso contribui para a realização de tarefas mais produtivas e com melhores resultados.

Tomada de decisões acertadas

Todas as áreas da empresa apresentam uma função estratégica e, por meio do outsourcing, é possível obter dados e relatórios que são fontes precisas e relevantes para o processo de tomada de decisão.

Com base em informações confiáveis, a empresa aumenta as possibilidades de que suas escolhas sejam devidamente alinhadas aos objetivos e às metas a serem alcançados. Afinal, é preciso ter visão analítica para elaborar e aplicar estratégias acertadas, concorda?

Aumento da competitividade

Quando os departamentos da organização recebem um monitoramento efetivo, os impactos recaem sobre seus resultados. Com todas as atividades em dia, é possível adequar-se de maneira mais simplificada à evolução do mercado. Assim, o negócio torna-se mais competitivo em comparação com a concorrência.

Agora que você já sabe o que é outsourcing e quais são os seus benefícios, que tal refletir sobre a possibilidade de implementar esse processo na empresa? Lembre-se de que contar com esse serviço é essencial para se destacar no mercado e para o desenvolvimento do seu negócio. Pense nisso!

Quer saber como a WeCont pode auxiliar no processo de otimização dos processos da sua empresa? Então, entre em contato com a gente e conheça nossas soluções!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.