O que é benchmarking e como contribui para o seu negócio?

Se você ainda não sabe o que é benchmarking, é possível que já tenha praticado ou, ao menos, pensado em investir nesta estratégia, devido ao seu conceito.

O benchmarking nada mais é que utilizar empresas como referência ou inspiração para o aperfeiçoamento dos processos e aumento da eficiência. Ou seja, você observa seus concorrentes ou líderes de mercado no ramo de atuação da sua empresa e procura melhorar a entrega de produtos e serviços baseado nessa análise.

Quer saber como isso acontece e como a prática pode ajudar o seu negócio? Confira os principais benefícios!

Estabelece objetivos realistas

Quando você descobre o que é benchmarking e começa a praticar esse conceito, a tendência é estabelecer objetivos realistas.

Isso porque se inspirar em concorrentes de alto nível traz uma perspectiva de onde é possível chegar. Ao entender como essas empresas atingiram o patamar atual, é possível trabalhar na criação de mecanismos semelhantes que possam levar o seu negócio ao mesmo lugar.

Aperfeiçoa produtos e serviços

O principal objetivo do benchmarking é buscar por práticas, processos e metodologias inovadoras que possam levar ao aperfeiçoamento de produtos e serviços, o que não deixa de ser uma grande vantagem.

A capacitação e a inspiração levam a excelência. Ter uma empresa referência no mercado como inspiração é um ótimo combustível para aumentar a qualidade e diminuir a distância entre você e o concorrente.

Contribui com processos de mudança de maneira estratégica

Mudar a maneira de pensar é fundamental para empresas que estão sentindo necessidade de evoluir e que procuram no benchmarking uma forma de avaliar os próprios processos e identificar onde podem melhorar.

Nesse sentido, o benchmarking atua como um benefício em longo prazo. Primeiro, ele desperta um senso de urgência em relação às melhorias. Depois, ele exige que haja um estudo minucioso sobre a atuação do concorrente, com o objetivo de revelar as oportunidades de melhorias e mudanças no próprio negócio.

O resultado é uma mudança estratégica, sólida e com grande potencial para ser realmente efetiva e inovadora, sem que a identidade empresarial seja perdida e o negócio se transforme em uma mera cópia da concorrência.

Auxilia a compreender seu posicionamento no mercado

O benchmarking é uma maneira inteligente de abrir vantagem competitiva no mercado, pois, além de fazer uma análise sobre as práticas adotadas pelos concorrentes, ele também busca avaliar a satisfação dos clientes e do público-alvo.

Tal atitude contribui para que a empresa possa se conscientizar a respeito das próprias falhas e entender melhor os motivos que levam o negócio a ocupar sua posição atual no mercado e dentro do seu segmento de atuação.

Desenvolver essa consciência permite adotar um posicionamento mais realista, também facilita que os processos de tomada de decisão sejam mais seguros e com menor probabilidade de erros.

Agora que você sabe o que é benchmarking, que tal começar a praticar agora mesmo na sua empresa e aproveitar as vantagens apresentadas nesse material o quanto antes? Invista!

Seus amigos também são empreendedores e querem dar um up nos negócios? Compartilhe este post nas redes sociais.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.