Aging List

O que é aging list? Entenda aqui!

Você tem dificuldades em organizar suas CONTas a pagar e a receber? Então é hora de descobrir o que é aging list, uma ferramenta que busca organizar os títulos por períodos.

O termo, traduzido como lista de envelhecimento, permite uma análise prática e em ordem cronológica de custos, despesas e recebimentos. Para isso, os documentos devem ser organizados em uma tabela. Quer saber as vantagens desse método? A gente CONTa para você neste post, confira!

Simplicidade

Um dos grandes trunfos da aging list é a simplicidade no CONTrole das CONTas a pagar e a receber. Geralmente, essa lista deve CONTer:

  • valor do título;
  • data de vencimento do documento;
  • após o valor ser pago ou recebido, deve constar a data do pagamento;
  • tipo de pagamento (dinheiro, cartão, depósito ou afins);
  • se há parcelas, qual a parcela referente ao mês;
  • natureza da CONTa (recebimento, impostos, CONTa de água, fornecedor, entre outras).

Como o próprio conceito pede que a lista seja construída em uma tabela com a natureza do título e a sua data de vencimento, o administrador do negócio consegue se preparar ao longo do mês e deixar mais dinheiro disponível em caixa para os períodos mais conturbados. Tudo isso de maneira muito simples e rápida.

Planejamento

A mesma simplicidade no CONTrole CONTribui para o planejamento financeiro. Na hora de fechar uma nova transação e escolher o dia de vencimento, basta avaliar a aging list e definir uma data que não comprometa os atuais pagamentos.

No caso das CONTas a receber, permite visualizar em quais períodos a entrada de dinheiro será maior, o que também ajuda a planejar os custos e despesas da empresa, definindo prioridades, possíveis juros, entre outras escolhas relacionadas ao dinheiro.

Prevenção

A lista de envelhecimento funciona como um complemento do fluxo de caixa. Por este motivo, ajuda a identificar falhas, prevenir problemas e aumentar a eficiência operacional do negócio.

Nesse sentido, o fluxo de caixa traz uma visão geral sobre os valores que devem ser pagos e recebidos. A aging list, então, promove o detalhamento dessas informações, sem perder a objetividade.

Controle

A aging list CONTribui para que a empresa possa identificar quanto cada cliente ou serviço representa em seus lucros e despesas.

Essas informações podem ser utilizadas em ações de marketing, estreitando as relações com esses consumidores frequentes e concedendo algumas vantagens para que se sintam valorizados ou aumentem suas compras.

Por outro lado, permite que a empresa trabalhe na redução de custos de maneira eficiente, cortando gastos sem impactar na qualidade dos produtos ou serviços prestados, ou na relação com o seu capital humano.

Além disso, é possível avaliar o histórico da relação com fornecedores e, a partir das informações da lista, negociar melhores condições em preços e prazos.

Gostou de saber o que é aging list? Invista nesse conceito, otimize e agilize a análise do saldo financeiro do negócio e tenha um controle mais efetivo sobre as contas da sua empresa!

Quer descobrir outras ferramentas para aprimorar a gestão do seu negócio? Assine nossa newsletter!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.