Como iniciar um negócio digital do zero? Saiba os principais passos   

Começar um negócio digital do zero é um sonho para muita gente. Afinal, essa pode ser a chance de alcançar independência financeira, trabalhar com o que gosta e ter mais flexibilidade na rotina. 

De acordo com o estudo Amway Global Entrepreneurship Report (AGER), em torno de 56% dos brasileiros querem empreender. No entanto, é importante conhecer bem o mercado de negócios digitais antes de iniciar a sua trajetória. 

Neste artigo, vamos aprofundar esse assunto, apresentando os benefícios e desafios de criar um negócio digital. Também vamos citar os passos para começar e esclarecer como uma consultoria contábil pode ajudar. Confira!

Entenda o que é um negócio digital

Você sabe o que diferencia um negócio digital de outros tipos de empreendimentos? Essa modalidade de negócio se caracteriza pela utilização da tecnologia para oferecer produtos ou serviços. Com isso, atende a uma demanda crescente de consumidores conectados, em busca de soluções no meio digital. 

Entre os principais exemplos de negócios digitais, estão os infoprodutos, como os ebooks, webinars e cursos online, feitos para oferecer conhecimento para um determinado público. Esse tipo de conteúdo é elaborado por infoprodutores e distribuído pela internet, geralmente em uma plataforma online.

Outro modelo de negócio digital é o e-commerce, que é a venda de produtos em lojas virtuais. Também é possível oferecer serviços online, como uma consultoria de marketing. Mais um exemplo em alta são as soluções de software como serviço (SaaS), em que as empresas oferecem a tecnologia mediante o pagamento de assinaturas. 

Negócio digital: conheça as vantagens e os desafios

Para os empreendedores, esse modelo é atrativo, em geral, por conta do investimento inicial e dos custos de operação mais baixos. Ao abrir um negócio digital, você não precisa se preocupar em contar com uma loja física e gastar com aluguel, energia, água e outros encargos.  

Em lugar disso, você pode economizar com a criação de produtos e serviços digitais que oferecem mais comodidade ao consumidor. Do mesmo modo, a diferença de custos também é capaz de reduzir o preço das soluções ao comprador e favorecer a escalabilidade do seu negócio. 

Mas se você deseja abrir um negócio digital, também é importante ter atenção com os desafios que podem surgir. Assim, você pode se preparar para alcançar melhores resultados nessa área. 

Inicialmente, é essencial ter em vista a necessidade de atualização constante. Os empreendedores precisam lidar com um mercado que muda frequentemente, para acompanhar as novidades tecnológicas. Da mesma forma, é preciso se informar sobre as alterações no comportamento do consumidor e as tendências em que vale a pena investir.

Assim como é fundamental considerar a competitividade do mercado online. Diante da grande quantidade de empresas que surgem nesse segmento, você precisa definir estratégias para se destacar nesse campo. Nesse sentido, direcionar o foco para as necessidades e para a experiência do cliente é essencial para se sobressair.

Como criar um negócio digital: confira 5 passos essenciais 

Agora que você já entendeu os principais desafios e as vantagens de criar um negócio digital, vamos explicar as principais etapas que precisa cumprir para lançar o seu produto ou serviço. 

Antes de colocar os passos em prática, avalie cada um deles conforme os seus interesses em abrir um negócio, bem como a sua possibilidade de investimento enquanto empreendedor iniciante. Lembre-se de começar com pequenos objetivos e não se apresse para dar conta de tudo de uma só vez.  

  1. Saiba a dor do cliente

Comece com a definição de quem é o seu público-alvo e quais são as suas necessidades. Por exemplo, se você deseja ensinar inglês na web, defina qual o gênero da sua audiência, a idade, a região onde mora e o nível de conhecimento necessário para acessar o seu conteúdo. 

Depois, se pergunte sobre as dores do seu cliente. No exemplo do ensino do inglês, você pode identificar que o seu público deseja aprender o idioma com foco na escrita, para atender às demandas do mercado de trabalho. Dessa forma, é possível criar um treinamento voltado para desenvolver esse tipo de habilidade. 

  1. Escolher o modelo de negócio

Também é importante definir qual será o modelo de negócio, conforme os seus interesses. Você deseja abrir um e-commerce ou criar um infoproduto? Ou prefere lançar um serviço digital exclusivo para os seus clientes?

Para definir esse ponto, considere a sua expertise e as demandas do seu público. Portanto, caso prefira lançar um infoproduto, avalie quais são os meios que sua audiência utiliza para se informar, como ebooks, podcasts ou vídeos. 

  1. Cuide do atendimento ao cliente

É importante lembrar que, diante da competitividade do mercado online, o seu cliente não deve ter motivos para deixar de contratar o seu serviço. Portanto, elabore métodos de avaliação para o seu negócio, a fim de que os consumidores indiquem os pontos positivos e aqueles que podem ser melhorados. 

Dessa maneira, você pode direcionar esforços para oferecer a melhor experiência aos seus clientes. Esse é um jeito de fidelizar os consumidores e ainda garantir indicações dos seus produtos ou serviços.

  1. Invista em marketing

É fundamental ainda concentrar investimentos de marketing para que o seu negócio digital consiga crescer. Ainda que você não tenha muitos recursos para começar, é possível iniciar gastando menos com o marketing digital. Assim, dá para alcançar um público maior e desenvolver a sua marca.

É possível iniciar a sua estratégia com um blog e com redes sociais, conforme os objetivos do seu negócio. Também dá para apostar em estratégias de Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca), para que o seu produto ou serviço seja encontrado mais facilmente pelo público. 

  1. Faça um bom planejamento financeiro

Por fim, uma etapa que não deve faltar na hora de abrir o seu negócio digital é realizar um bom planejamento financeiro. Com isso, você deve analisar a viabilidade da sua ideia e as despesas iniciais. Também verifique os custos para abrir uma empresa e as taxas necessárias. 

Depois, defina qual é o capital de giro, que é o valor capaz de deixar a sua empresa funcionando. Nesse ponto, é importante contar com o auxílio de uma consultoria contábil, capaz de cuidar da saúde financeira e aumentar a previsibilidade do orçamento do seu negócio. 

WeCont: soluções contábeis para escalar o seu negócio digital

A WeCont foi criada com o propósito de fomentar o empreendedorismo brasileiro, ao apoiar diversos tipos de empresas desde o início da jornada até o crescimento e a escala do negócio. 

O nosso serviço extrapola a contabilidade online, porque também buscamos oferecer uma parceria junto aos empreendedores, para basear decisões estratégicas e contábeis nas empresas. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar na criação do seu negócio digital!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.