Metodologia Scrum

Metodologia Scrum: saiba mais sobre ela!

Você já ouviu falar em metodologias ágeis? Elas surgiram da área de TI com o objetivo central de driblar os maiores desafios no gerenciamento de projetos. Um dos seus principais tipos é a metodologia Scrum.

A simplicidade desse método faz com que o seu uso seja relativamente popular, já que o recurso é altamente eficiente quando o assunto são projetos inovadores, capazes de entregar soluções satisfatórias sem perder a qualidade e agilidade.

Para garantir esse resultado, é necessário saber trabalhar com Scrum e compreender todo o seu funcionamento. E nisso podemos ajudar. Continue a leitura e entenda melhor esse conceito, suas vantagens e para quais tipos de empresa essa metodologia é mais indicada. Vamos lá?

O que é a metodologia Scrum?

Embora seja denominado metodologia Scrum, o seu conceito não está pautado em um método. Na realidade, é mais como um recurso para que os profissionais possam planejar e executar todas as etapas de um projeto de maneira organizada.

Para isso, o Scrum costuma dividir projetos em ciclos mensais, os Sprints. Cada Sprint detém um conjunto de atividades que devem ser realizadas naquele período.

Todos os dias, a equipe deve ser reunir — preferencialmente no início da manhã — e debater o que foi realizado no dia anterior. O objetivo é identificar a necessidade de realizar possíveis correções e estabelecer as prioridades do novo dia de trabalho. Na prática, funciona mais ou menos assim:

  • o cliente, que está encomendando o projeto, faz uma lista de desejos de acordo com a sua prioridade. Essa lista é chamada de backlog de produto;
  • a equipe de desenvolvimento seleciona uma parte do topo da lista e planeja a sua implementação. Esse procedimento é conhecido como Sprint backlog;
  • o Sprint blacklog deve ser concluído em um prazo médio de 2 a 4 semanas, com as avaliações diárias que mencionamos anteriormente;
  • ao final do Sprint mensal, o projeto está pronto para ser apresentado ao cliente. Uma revisão então fecha esse ciclo e é inicado um novo Sprint.

metodologia scrum

Quais as vantagens de utilizar a metodologia?

A metodologia Scrum está pautada na comunicação, na simplicidade e no espírito de equipe. Esses pilares, por si só, já demonstram o quanto a sua aplicação é vantajosa para a empresa.

No entanto, os benefícios não param por aí. Eles estão diretamente relacionados com o processo de aplicação do método. E para que entenda melhor, separamos 4 deles para você. Veja!

Melhor planejamento do projeto

A competitividade do mercado está transformando a estabilidade em um desafio cada vez mais difícil de superar. Quanto mais estratégica for a atuação de uma empresa no mercado, maiores serão as chances de tomar decisões inteligentes para garantir a sustentabilidade nesse cenário.

É verdade que os prazos estão cada vez menores e os clientes mais exigentes, fazendo com que os fornecedores se preocupem ainda mais com a entrega de um material de qualidade, em um intervalo de tempo que seja adequado às necessidades do contratante.

A metodologia Scrum é bastante vantajosa justamente por organizar o planejamento de um projeto considerando as possíveis instabilidades. Dessa forma, o cliente não tem suas expectativas frustradas e a empresa se destaca na sua proposta de trabalho.

Redução de falhas

Um dos objetivos da metodologia Scrum é trabalhar na gestão de risco, gerenciando aquilo que é difícil de prever.

Como os Sprints permitem a realização de ajustes gradativos, isso evita que os erros virem uma bola de neve e só apareçam ao final do projeto, atrasando sua entrega ou até mesmo impossibilitando algumas correções.

O fato de o time participar ativamente dos processos de decisão também contribui para esse cenário. Além disso, os itens de maior risco geralmente são feitos nos primeiros Sprints, dando um tempo maior para que a empresa possa buscar por uma solução ou simplesmente evitando que a falha seja prolongada.

Adaptável a qualquer tipo de projeto

Um dos grandes benefícios do Scrum está atrelado à sua característica: a de fácil adaptação. Quando você opta por utilizar métodos tradicionais, a tendência é que o trabalho fique engessado. Isso pode causar prejuízos à empresa e ao cliente, pois, com poucas possibilidades de mudança, fica difícil adaptar o sistema para a realidade do cliente.

Isso não acontece na metodologia Scrum, que costuma valorizar o que é imprevisível e consegue atender a projetos inovadores que possam ser desenvolvidos com a mesma rapidez e agilidade.

Não se esqueça que a necessidade de adaptação é um dos pilares que sustenta a metodologia, um importante elemento para empresas e programadores que pensam no futuro. Como a área de TI se transforma muito rápido, é importante adotar recursos que permitam acompanhar as mudanças.

Melhor controle dos processos

A metodologia Scrum permite que as empresas controlem o andamento dos projetos, fazendo as correções gradativamente e rapidamente, conforme as irregularidades são percebidas. Isso é possível graças a algumas práticas:

  • como as prioridades são ajustadas em intervalos de Sprint, as correções são feitas a tempo e há um controle maior sobre as mudanças;
  • a equipe responsável por desenvolver o projeto pode, inclusive, reagir a fatores externos com agilidade e facilidade;
  • como a coordenação dos projetos faz parte da rotina, os problemas são resolvidos praticamente na hora em que é constatado que algo está errado.

Para quais tipos de empresa o scrum é mais indicado?

A metodologia Scrum é indicada para toda e qualquer empresa que deseja poupar tempo e dinheiro no planejamento e execução dos seus projetos, direcionando seus recursos para soluções realmente viáveis e que, de fato, serão usadas.

Vale destacar que o grupo que detém a preferência por utilizar esse método é o de gestores de projetos de softwares.

No geral, adotar métodos que contribuam para a melhoria dos processos em um negócio é uma forma inteligente de aumentar a qualidade dos projetos. No caso da metodologia Scrum, ela ainda funciona como ferramenta de aumento de produtividade, eficiência e redução de custos.

Gostou deste conteúdo e quer ter acesso a novas informações relevantes? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das atualizações agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.