Metodologia six sigma: saiba como ela pode contribuir para o seu negócio

A metodologia Six Sigma herdou a letra do alfabeto grego para se posicionar como uma ferramenta muito eficiente nos negócios.

O método funciona como uma escala de qualidade, permitindo que os gestores enxerguem os processos da empresa sob um olhar mais apurado. Assim, quanto mais elaborado for o planejamento e execução de um projeto, melhor será seu resultado final.

Ficou curioso e quer entender mais sobre o assunto? Vamos te contar neste post. Portanto, continue a leitura e fique por dentro!

Qual o significado da metodologia Six Sigma?

Embora seja uma medida de qualidade, a metodologia Six Sigma é uma iniciativa de negócios para que as empresas possam melhorar os atributos dos produtos e serviços entregues e aumentar a produtividade das equipes.

Também chamado de Leans Seis Sigma ou apenas Seis Sigma, independentemente do setor de atuação ou tamanho da empresa, esse método padroniza e organiza a elaboração de projetos.

Sua contribuição é bastante valiosa para a solução de problemas relacionados a todas as etapas de um processo, elevando a satisfação dos clientes e dos profissionais envolvidos no projeto.

Como a metodologia six sigma pode contribuir para o negócio?

Por ser uma metodologia de gerenciamento que permite às empresas usar dados para minimizar defeitos em qualquer processo, a adoção dessa ferramenta já é de grande utilidade para o negócio.

Para que você entenda ainda melhor o seu funcionamento e como o Six Sigma pode contribuir para alcançar os resultados esperados, separamos algumas vantagens. Acompanhe!

Trabalha na retenção de clientes

Toda e qualquer empresa, para ser rentável, precisa de uma clientela fiel. Não há nenhuma dúvida de que esse é um fator determinante para o sucesso. Essa lealdade e a retenção do cliente é resultado da satisfação dos consumidores.

Entre os motivos que levam os clientes a não retornar a um estabelecimento é a insatisfação com a experiência relacionada ao produto ou serviço comercializado. E, muitas vezes, o empreendedor não está ciente dessa situação.

A implementação da metodologia Six Sigma reduz o risco de sua empresa ter clientes insatisfeitos, pois é possível entender quando seus produtos ou serviços não estão de acordo com as demandas dos consumidores e aumentar a qualidade deles para que fiquem de acordo com as suas expectativas.

Aprimora a gestão do tempo

Mesmo estabelecendo prazos para a conclusão de um projeto, não é incomum que acabe levando mais tempo que o esperado e planejado.

Seja por uma mudança inesperada no escopo do projeto ou na política de gerenciamento, o não cumprimento do prazo original pode ser um grande problema na relação com o cliente. Por isso, é importante fazer uma boa gestão do tempo.

O Six Sigma pode auxiliar esse processo. Ao compor uma equipe de profissionais experientes e organizar a execução das tarefas, é possível identificar quais fatores podem afetar negativamente o projeto, atrasando a conclusão de cada ciclo.

Esse método também permite que as empresas trabalhem de maneira produtiva, com ciclos mais curtos, possibilitando que os cronogramas sejam cumpridos dentro do prazo ou até mesmo que tenham esse tempo reduzido.

Contribui com o planejamento estratégico

A metodologia Six Sigma é uma ferramenta estratégica que ajuda as empresas a manter o foco em áreas e processos que necessitam de melhorias. O método pode ser aplicado em várias esferas:

  • na melhoria de processos internos;
  • na busca pelo aumento dos rendimentos;
  • para eliminar ações desnecessárias dentro de um projeto;
  • para avaliar os custos e identificar onde eles podem ser reduzidos, entre outros.

Facilita a gestão de custos e riscos

A gestão de custos e riscos operacionais são fatores significativos para grande parte das empresas, já que podem impactar de maneira positiva ou negativa a lucratividade e a retenção de clientes.

Mesmo assim, alguns riscos não podem ser eliminados, e a boa notícia é que a metodologia Six Sigma pode reduzir a exposição de uma organização a esses riscos, sem perder a qualidade na elaboração de um projeto.

Muitas empresas se esquecem da importância da qualidade em suas operações e na oferta de produtos, o que acabe elevando os custos relacionados a produtos e serviços. Processos de qualidade ineficientes ou inexistentes acabam aumentando receitas e despesas da empresa.

Elimina o retrabalho

O termo retrabalho significa refazer algo que aparentemente já foi feito, e prejudica a empresa e o cliente. Quanto mais correções em um ciclo, mais recursos em tempo e dinheiro serão necessários para a conclusão do projeto.

O Six Sigma pode ser realizado para criar um mecanismo que torna mais fácil identificar os erros em um projeto, uma alternativa valiosa para reduzir ou eliminar as possibilidades de retrabalho em processos operacionais.

Como aplicar a metodologia six sigma na empresa?

A metodologia Six Sigma apresenta dois diferentes métodos de implementação, cada um com um objetivo diferente. Conheça: 

DMAIC

A proposta do DMAIC é realizar a melhoria dos processos de modo contínuo, sendo que:

  • D significa definir;
  • M, de mensurar;
  • A, de analisar;
  • I, de melhorar – do inglês improve;
  • C, de controlar.

Nesse método, a empresa deve definir metas realistas e objetivas, sempre de acordo com as estratégias da organização. Depois, é preciso escolher quais métricas serão usadas para avaliar a atual situação do negócio e, a partir desse resultado, definir as melhorias necessárias.

Depois, é necessário elaborar como essas melhorias serão trabalhadas e implementadas para que, no fim, o processo possa ser controlado e aplicado ciclicamente.

DMADV

O DMADV está relacionado à criação de produtos e serviços. A sigla representa:

  • D: definir;
  • M: mensurar;
  • A: analisar;
  • D: desenhar;
  • V: verificar.

O processo é praticamente o mesmo do DMAIC. A diferença é que, como estamos falando sobre o desenvolvimento de um novo produto, as etapas finais são dedicadas ao desenho do projeto e conferência com as solicitações do projeto.

Que tal implementar a metodologia Six Sigma nos seus projetos e começar a usufruir das suas vantagens? Todo o investimento em ferramentas que aprimoram a qualidade do trabalho e trazem resultados positivos é válido, pense nisso!

Mostre aos seus colegas, clientes e parceiros profissionais que você está em busca de entregar o melhor em produtos e serviços. Compartilhe este post nas redes sociais.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.