Metaverso

O Metaverso e a inovação no empreendedorismo

O Facebook deixou de ser Facebook para virar Meta Plataforms Inc. Mas calma. A mudança aconteceu somente na companhia e as redes sociais e plataformas próprias como Instagram, Whatsapp e o próprio Facebook continuam com o mesmo nome. Muitas dúvidas e questionamentos surgiram a partir do anúncio do Mark Zukerberg, fundador do Facebook/Meta com a alteração do nome.

Mas a mudança tem a ver diretamente com uma novidade que tem dado o que falar: o Metaverso – um novo universo de realidade virtual intensa e aumentada, que promete revolucionar as relações entre pessoas, empresas e negócios. Difícil entender? Então vamos simplificar! 

O Metaverso é um conjunto de espaços virtuais onde se pode criar e explorar com outras pessoas que não estão no mesmo espaço físico que você. Ele oferece uma realidade virtual tão intensa e aumentada, que o cotidiano pode ser facilmente simulado dentro da plataforma.

Imagine estar em uma reunião com seus funcionários e clientes, todos conversando e interagindo ao vivo dentro do mesmo escritório. Mas, cada um dentro de suas próprias casas? Pensou? Então, isso é mais um exemplo de como pode ser o Metaverso.

Para entender melhor, recomendo assistir ao filme Jogador Número 1, dirigido pelo diretor Steven Spielberg, de 2018, que é passado no ano de 2045, e é mais um exemplo de como funciona o Metaverso. Para Mark Zuckerberg, a ideia de uma realidade aumentada vai muito além de jogos e pequenos ambientes. De acordo com ele, a expectativa é que a maioria dos usuários use a nova tecnologia para se encontrar e conviver socialmente em ambientes online
no futuro.

O Metaverso oferece um leque de possibilidades, seja para melhorar a experiência de jogos online, criar novos mercados como uma moeda do Meta e até, quem sabe, assistir ao seu time do coração no estádio sem sair de casa.

E, alinhado aos objetivos da empresa, a META está investindo tanto nesse novo espaço de realidade virtual aumentada pelas oportunidades de publicidade – que hoje correspondem a 97% da receita declarada do Facebook. E quanto mais pessoas estiverem olhando para as publicidades veiculadas na plataforma, mais anunciantes procuram aparecer nesse espaço e, claro, o preço do anúncio fica mais caro.

Mas se engana quem acha que é apenas o Facebook que está de olho no Metaverso. A Microsoft, por exemplo, quer transformar a experiência do home office e já lançou o Microsoft Mesh, que entre suas funções, permite mesclar pessoas reais e avatares animados. Nike e Adidas também são companhias investindo nesse mercado. E sabemos que não vai parar por ai, não é mesmo?

De acordo com um estudo da Bloomberg Intelligence Unit, esse mercado deve movimentar 800 bilhões de dólares até 2024, e esse é apenas o início.

Podemos afirmar que o/a Meta nos traz uma lição de empreendedorismo muito valiosa nos dias atuais: nunca, jamais, em hipótese alguma, pare de inovar. As novas tecnologias movem o mundo, transformam a sociedade e resolvem problemas. Ficar para trás e ignorar esse movimento pode deixar você ainda mais longe de atingir os seus objetivos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.