MEI para Freelancers: WeCont promove webinar para parceiros da Rock Content

Muitas são as dúvidas de profissionais que estão em busca de regularização fiscal. Pensando nisto, a Rock Content, maior empresa especializada em Marketing de Conteúdo da América Latina, convidou a WeCont para a realização do webinar “MEI para Freelancers”. A transmissão aconteceu no YouTube, no último mês, e foi restrita aos membros da comunidade Rock Content.

A empresa, que também produz conteúdos para alguns de nossos canais de comunicação, nos convidou para tirarmos as dúvidas de seus colaboradores. Para a missão, enviamos Vagner Santiago, nosso COO, que conversou com Jéssica Fontoura, Lead Generation Analyst da Rock Content, sobre o MEI na perspectiva contábil. Nosso contator especialista respondeu a perguntas básicas sobre o modelo e as facilidades que ele pode proporcionar.

“Para quem não sabe, o MEI é a formalização do profissional que atua de forma autônoma ou liberal. Ele foi criado para atender milhões de trabalhadores que, até então, viviam na informalidade. Este profissional adquire, então, uma personalidade jurídica, por meio do CNPJ, e passa a ter direito a benefícios por lei, como auxílio doença e maternidade, aposentadoria por tempo de contribuição, entre outros. Em outras palavras, o MEI veio para facilitar a abertura de CNPJ e emissão de nota fiscal para empreendedores,” explica Vagner.

Para abrir uma empresa, neste modelo, é muito simples, basta entrar no site do Portal do Empreendedor e completar com suas informações. Entretanto, o contador alerta que, para um profissional começar a emitir nota fiscal, referente aos serviços prestados, é necessário consultar a cidade de sua residência, pois cada prefeitura tem um trâmite e portal próprio.

Durante o evento, muitos esclarecimentos a respeito do MEI foram promovidos, como os benefícios, quais profissionais estão aptos para se inscrever e quais não estão, assim como questões ligadas a aposentadoria, contribuições de ISS, ICMS, entre outros.

A apresentadora revelou que uma das perguntas que ouve recorrentemente sobre o tema é: “Quem é MEI precisa fazer duas declarações de IR?”. Vagner, no entanto, explicou que são duas coisas distintas.

“O MEI precisa emitir uma declaração de faturamento anual, que vence em maio de cada ano. Mas é aconselhável que o empresário, a pessoa física, faça a sua própria declaração de IR. Entretanto, não é obrigatório. É aconselhável porque o profissional passa a ter o IR como um comprovante de renda para eventos futuros, como financiamentos e consórcios, por exemplo,” aconselha.

Nosso COO também compartilhou, com os convidados, valiosas dicas a partir da abertura do MEI. Uma delas diz respeito, especificamente, a conta bancária. “Não é obrigatório o empresário ter duas contas, uma para a pessoa física e outra para a jurídica, mas é uma excelente ideia que só traz vantagens. Hoje, os bancos oferecem contas para microempreendedores sem taxas e com emissão de boleto, o que faz com que o empreendedor tenha um tratamento mais profissional com os seus clientes. Além disso, é possível ter um controle maior com entradas e saídas de dinheiro, melhor gestão com gastos e investimentos, e separação clara do que é a movimentação da pessoa física e da jurídica”, declara.

Após responder as perguntas dos participantes do evento, o contador apresentou a WeCont como uma parceira para freelancers e algumas das nossas soluções que facilitam a vida destes empreendedores. “O dia a dia é muito formal e burocrático, mas tentamos passar tudo para o empresário de forma que ele entenda, traduzindo o ‘juridiquês e contabilês’ da melhor forma.Somos muito acessíveis e próximos aos clientes. Hoje, atendemos muitos pequenos empreendedores e criamos junto a eles estratégias de atuação, até a declaração de imposto de renda, para que ele pague menos imposto possível. Queremos que a contabilidade seja o meio de fazer nossos clientes alcançarem o sucesso”, conclui.

Agradecemos a Rock Content pelo convite e pela oportunidade de poder participar do webinar, o que possibilita que nós mostremos, para outros, o nosso objetivo: compartilhar valor com clientes e sociedade por meio da viabilização de empreendimentos. Tem dúvidas sobre contabilidade? Sua empresa conta com colaboradores da modalidade MEI.

E você quer saber como especificar isso em suas contas? Pode CONTar com a WeCont!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.