MATRIZ ANSOFF

Saiba o que é a Matriz Ansoff e quais são as suas estratégias

A Matriz Ansoff é uma metodologia criada em 1965 por um professor russo chamado Igor Ansoff com a finalidade de analisar se um mercado a ser atendido é novo ou já existente.

Se você quer tomar as melhores decisões para garantir a sobrevivência ou crescimento do seu negócio, então esta é uma leitura obrigatória.

Basicamente, analisa-se a necessidade de atingir um novo público ou desenvolver novos produtos. A análise é incluída no seu planejamento estratégico e estudada junto às outras matrizes, como SWOT, BCG e PEST.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo este artigo para saber quais as estratégicas aplicadas com a Matriz Ansoff!

crescimento empresa

As principais estratégias da Matriz Ansoff

É importante saber como visualizar essa matriz: há o cruzamento dos eixos Mercados x Produtos. Dentro de cada um deles, há, ainda, dois outros eixos, chamados Existentes x Novos.

A partir desses cruzamentos é possível obter 4 resultados:

  • Penetração de mercados: produtos e mercados existentes;
  • Desenvolvimento de produtos: produtos novos em um mercado existente;
  • Desenvolvimento de mercado: produtos existentes em mercado novo;
  • Diversificação: produtos novos em mercado novo.

Nos tópicos seguintes explicamos detalhadamente como funciona cada um desses resultados e como utilizá-los a favor do seu negócio.

Penetração de mercados

Aqui a empresa opta por se introduzir em um mercado. Essa estratégia é menos arriscada por aproveitar muitos dos recursos que a organização já tem. Caso o mercado esteja em crescimento — número de clientes se elevando —, também ocorrerá um aumento natural de vendas.

Nessa situação, os concorrentes podem atingir seus limites, o que gera uma oportunidade para aumentar seu market share (participação no mercado). Porém, fique atento à saturação do mercado para saber se é preciso elaborar novas estratégias para manter seu desenvolvimento.

Desenvolvimento de produtos

Seguindo essa estratégia, os pontos fortes da empresa estão interligados ao público-alvo e não ao seu produto e, por essa razão, ela poderá desenvolver novos itens para atender seus clientes já existentes.

A criação de novos produtos tem um risco maior quando a empresa tenta aumentar a sua cota de mercado.

Desenvolvimento de mercados

As opções incluem a busca de novos segmentos ou locais para explorar. Por exemplo, pode-se desenvolver uma nova estratégia de marketing para atingir outros públicos ou localidades.

O desenvolvimento de mercados é eficiente quando o ponto forte do negócio é o produto ou serviço em si, não sua capacidade de atingir um mercado específico. Aqui o risco é mais elevado, mas você pode minimizá-lo com um estudo aprofundado do mercado consumidor.

Diversificação

Essa é a estratégia mais arriscada, já que objetiva criar produtos para um novo mercado consumidor. Apesar do risco, essa é uma escolha interessante pelo fato de fornecer uma taxa de retorno maior, já que você poderá dominar um segmento inexplorado pelos concorrentes.

A maior dificuldade dos gestores ao aplicar a Matriz Ansoff é gerenciar todo o negócio e ainda realizar pesquisas de mercado. Entretanto, se você delegar questões contábeis, fiscais, tributárias e de gestão de pessoal para uma contabilidade online, é possível concentrar em tomar melhores decisões para sua empresa.

Estamos sempre publicando artigos e novidades que o auxiliarão na gestão do seu negócio! Acompanhe nossos conteúdos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

[hubspot type=cta portal=7371881 id=f78d6eae-585e-4bbe-9515-7213576b0c51]

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.