Celular na mão com a tela para cima e com o logo do instagram à mostra em um fundo preto

Instagram Shopping: como usar no seu negócio digital

Já há alguns anos, o Instagram é uma das principais redes sociais do mundo. Não à toa, ele se tornou não só uma plataforma para compartilhamento de fotos e vídeos entre amigos, conhecidos e familiares, mas também se transformou numa plataforma muito importante para o marketing digital, seja promovendo brand awareness ou até convertendo em vendas. Por isso, vamos falar hoje sobre como o Instagram Shopping pode ser útil e até necessário para alavancar suas vendas no negócio digital.

O que é Instagram Shopping?

Para começar, o Instagram Shopping é um recurso que permite com que você marque em uma publicação alguns produtos que aparecem em vídeo ou foto. Basicamente é como marcar uma pessoa na foto, mas ao invés de ser um perfil, você marca um produto. Assim, sua audiência consegue clicar na publicação e ser direcionado até uma página dentro do próprio Instagram onde pode conferir mais informações sobre o produto e até realizar a compra dele.

Como funciona?

Além da marcação nas fotos e vídeos do feed, existe também a possibilidade de fazer a utilização do recurso nos stories e criar posts que promovam os produtos que você quiser durante 24 horas, o tempo de vida útil de um story.

Também é possível que seus produtos apareçam na aba da Loja do Instagram, onde eles alcançam novos perfis e não somente os seus seguidores. É quase uma aba Discovery, mas focada em lojas.

Outra maneira de usar o Instagram Shopping é criando filtros de realidade aumentada. Dessa forma, seu público pode provar virtualmente seus produtos e interagir com eles, o que permite uma experiência de usuário bastante positiva para sua marca.

E por último, também é possível criar lembretes com os recursos para avisar seus seguidores sobre o lançamento de novos produtos, gerando expectativa aos possíveis compradores.

Quais as vantagens e desvantagens do Instagram Shopping?

Posicionamento de marca

Para começar, a ferramenta contribui para o posicionamento da marca, já que fica no imaginário dos clientes que usam o Instagram.

Diminui desistências

Por conta das informações já estarem na mão do usuário, o caminho até o produto final fica simplificado, gerando menos desistências de compra.

Gera tráfego para o site a loja

Com o uso da ferramenta, sua loja online ou e-commerce acaba tendo mais uma origem de link. Usando uma boa estratégia, isso pode fazer com que sua loja tenha mais visitas, consequentemente, gerando mais vendas.

Agora quando o assunto é desvantagem, a concorrência é um ponto a ser levado em consideração. Existem muitas lojas nesta rede social. Mas isso não deve ser um impeditivo e sim um obstáculo que com produto certo e estratégia boa, facilmente pode ser ultrapassado.

Como configurar o Instagram Shopping?

Para utilizar os recursos do Instagram Shoping, é preciso ativar essa funcionalidade e para isso, você precisa seguir os 5 passos abaixo:

Confira se você é qualificado.

Para saber se você é qualificado, seu negócio precisa cumprir alguns requisitos básicos:

Estar localizado nos países elegíveis

Possuir conta comercial ou criador de conteúdo

Ter um produto elegível para o programa

Seguir as políticas comerciais e o acordo do vendedor a rede social

Ter domínio do site no qual você pretende realizar as vendas

Cumprindo os requisitos, é só ativar a funcionalidade!

Vincule seu perfil do Instagram com uma página o Facebook

Para este processo, você só precisa entrar no perfil do Instagram e selecionar a opção editar o perfil. Depois, vá em Informações comerciais publicar e depois em Páginas para escolher a página do Facebook para se conectar.

Adicione seus produtos

Agora é a hora de carregar seu catálogo de produtos. Atualmente existem duas maneiras de fazer isso: pelo gerenciador de catálogos do Facebook e pela integração em plataformas de e-commerce.

Se você escolher a primeira opção, pode acessar o recurso no Gerenciador de negócios do Facebook e, assim, adicionar os produtos no catálogo.

Já na segunda opção, você precisa realizar uma configuração junto à plataforma de e-commerce que utiliza. Assim, todos os produtos são cadastrados de maneira automática no Instagram Shopping.

Realize a análise da conta

Com os produtos cadastrados, você pode enviar sua conta para análise da rede social. Para isso, você precisa acessar as configurações da conta, se cadastrar no recurso Compras e realizar as etapas para enviar sua conta para ser analisada.

Ative o modo Compras

Com análise aprovada, você pode seguir para o último passo, que é ativar o recurso Compras. Para isso, vá na área Compras, nas configurações, onde você verá o catálogo de produtos cadastrado. Basta selecionar o catálogo do seu perfil e pronto, é só começar a usar o recurso nas suas publicações.

Dicas para sua estratégia de vendas no Instagram Shopping

O Instagram pode parecer fácil de usar, mas para sua loja fazer sucesso, o segredo é seguir os passos abaixo:

Aposte em fotos reais dos produtos

Não seja a pessoa que posta uma foto incrível quando, na verdade, a entrega não é 100% igual ao que está sendo mostrado 

Isso não significa que você não precisa investir em fotos de qualidade, com uma boa composição, enquadramento e pós-produção. Mas a foto precisa ser o mais real possível, pois  quanto mais real for a foto do produto, mais feliz e menos frustrado o consumidor ficará.

Na hora de tirar suas fotos, tenha os seguintes cuidados:

Estude o nicho de mercado da sua empresa e busque as melhores referências;

Se possível, contrate um fotógrafo especializado no ramo. Fotografar comida é bem diferente do que fazer um ensaio de moda. Humanize as fotos. 

Atente-se às descrições dos produtos

Garanta que os títulos e as descrições dos produtos em sua loja virtual não contenham termos relacionados a conteúdo adulto ou pornográfico. Após o catálogo ser importado, os textos aparecem e isso pode prejudicar o algoritmo e até banir suas publicações. Por exemplo, um produto chamado “calcinha sexy” pode ser reprovado ou ir para análise. Por isso, certifique-se de não usar termos desta natureza.

Construa um feed harmonizado

Mantenha uma linha visual harmônica, não fugindo da identidade visual da marca. Respeite a paleta de cores mais adequada.

Diversifique formatos de conteúdo. Quanto mais organizado for, mais fácil a marca fica na cabeça do consumidor.

Faça planejamento de posts e revise as tags e links

Não poste aleatoriamente. Faça um calendário editorial e o siga à risca. Lembrando sempre que quanto mais planejado for, mais tempo de mudar estratégias que não estão funcionando você vai ter.

Analise os resultados

O objetivo principal do Instagram Shopping é gerar conversão de vendas. Por isso, analise a cada 15 dias quais produtos vendem mais, quais dão mais cliques, mas não geram vendas e assim por diante, sempre tentando entender seu consumidor melhor para oferecer a ele exatamente o que ele busca.

Estude parcerias com influenciadores

Segundo o Instituto Qualibest, 76% dos brasileiros já adquiriram algum produto nas redes sociais após indicação de um influenciador. Então tenta buscar um influenciador que mostre a experiência de compra no seu site e como o produto atendeu às expectativas dele.

Aposte no Mapa do Instagram

Essa dica é bastante útil para quem tem uma loja física. O Instagram permite que os usuários vejam os Stories de outros perfis e acessem os locais marcados. Então, é aberto um mapa que mostra não apenas o lugar marcado, mas outras opções interessantes nas redondezas.
O recurso é bem-vindo para quem tem comércio físico, já que facilita a localização do negócio e desperta o interesse daqueles que ainda não visitam o estabelecimento.

Faça lives

Além de utilizar o Instagram Stories para dar visibilidade aos lançamentos dos seus produtos na sua loja no Instagram, você pode aproveitar o recurso para fazer lives de sucesso no Instagram.
A função também chamada de streaming (transmissão ao vivo) pode ser utilizada para entrevistar um influencer do seu nicho para uma promoção relâmpago ou para expor melhor os seus produtos, por exemplo.

Utilize hashtags

Essa estratégia é fundamental para que o seu cliente encontre sua loja no Instagram.
Por isso, você precisa usar termos certos para cada publicação de produtos, que ajude os consumidores a encontrarem exatamente aquilo que buscam. Por exemplo, se você estiver promovendo uma camisa azul, utilize a hashtag #camisazul em conjunto com um termo mais abrangente, como #modamasculina.
Tenha em mente que o Instagram permite até 30 hashtags por publicação, mas esse número pode poluir sua legenda. Por isso, procure usar sempre entre 5 ou 6 hashtags em cada post, no máximo.
Além disso tudo, o Instagram for Business divulgou uma lista de boas práticas para quem quer usar o Instagram Shopping:
Crie, no mínimo, 9 posts na loja do seu perfil comercial para ativar a guia de compra;
Marque o máximo de produtos possível nas imagens, isso ajudará o público a navegar;
Divulgue sua loja no Instagram! Use o Stories para isso (faça um tutorial ensinando a navegar pelo feed da loja);
Use os diferentes formatos para vender: imagem única ou carrossel;
Tenha certeza de que as marcações estejam corretas, isso garante a qualidade da experiência dos usuários na sua loja no Instagram e na sua loja virtual.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.