Inflação: meu negócio é impactado por ela?

Sim, a inflação é um, dentre muitos fatores, que influenciam a economia de um país, de forma direta e indireta. Isto faz com que ela afete todos os negócios: sejam eles pequenos, médios ou grandes. Por isto, precisamos entender o que ela é, suas consequências e como lidar com ela, para a administração otimizada de uma empresa.

Para início de conversa: a inflação é a variação de preços em um determinado período de tempo. Ela é, de forma sintética, um quociente entre diversos fatores, como elevação do custo dos insumos de produção, entre eles, energia, combustível, além da demanda de consumidores por bens e serviços.

O aumento dos preços dos alimentos, moradia, transporte e educação, por exemplo, afetam diretamente a população, reduzindo seu poder de compra – e é neste ponto que o seu negócio pode ser bastante afetado!

Tá, já ouvi sobre isso. Mas de que forma a inflação pode afetar meu negócio?

Em momentos de grande inflação ou até de deflação (quando a inflação fica abaixo de zero), consumidores concentram suas aquisições em produtos fundamentais para a sobrevivência, como já mencionamos, alimentos e moradia.

A compra ou contratação de outros produtos ou serviços fica muito condicionada a se sobra recursos para o consumidor. Com itens básicos mais caros, os recursos restantes ficam mais escassos. Justamente por isto, as empresas pequenas são as mais sensíveis às variações da inflação.

Justamente por contarem, em sua maioria, com caixa em moeda nacional, elas ficam ainda mais expostas, ao mesmo tempo que, corriqueiramente, constatam queda nas entradas de seu negócio. Além disso, os custos de produção também são impactados. Por isto, é sempre bom ficar de olho neste indicador, ainda mais em momentos conturbados da economia nacional, e adotar estratégias para mitigar este risco.

Na prática

A padaria é muito usada para exercícios ilustrativos de contabilidade, certo? Vamos com ela.

Se eu tenho uma padaria e o meu produto prioritário é pão, a inflação me impacta diretamente na medida que o meu custo de farinha vai aumentar, estrangulando o meu core business.  Além disso, o poder de compra do meu cliente também vai ser diminuído. Isto porque sua renda é impactada em todas as frentes e, seus gastos com mercado, por exemplo, o farão rever a compra diária daquele pão da tarde.

Quer driblar ou minimizar os impactos da inflação no seu negócio? Que tal trocarmos uma ideia. Fale com a gente!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.