O que são indicadores operacionais e como eles ajudam a medir a eficiência na sua empresa?

O que são indicadores operacionais e como eles ajudam a medir a eficiência na sua empresa?

Para que uma empresa alcance o sucesso esperado, é importante que ela consiga mensurar o seu desempenho, manter a saúde financeira, além de identificar as oportunidades de melhorias por meio dos seus colaboradores. Para isso, é possível contar com os indicadores operacionais.

Essa ferramenta se trata de indicadores de curto prazos que estão diretamente relacionados aos processos operacionais do negócio, que engloba todos os integrantes da equipe de uma organização, com o intuito de fazer com que eles estejam alinhados aos objetivos estratégicos do negócio.

Quando a companhia consegue juntar os dados obtidos por intermédio dos indicadores operacionais ao planejamento de curto, médio e longo prazo, consegue tomar as melhores decisões e atingir seus propósitos com maior facilidades.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para apresentar alguns desses indicadores para você. Acompanhe!

Ticket médio

Refere-se a quantia média que cada cliente consome na organização. Assim, é uma média entre a quantidade total de um faturamento em certo período dividido pelo número de clientes que realizam a compra.

Por meio desse indicador é possível mensurar a quantia de pessoas necessárias para captar e, assim, conseguir atingir o montante de faturamento projetado. Para conseguir aumentar esse índice, algumas práticas podem ser implementadas, por exemplo:

  • realizar o cadastro dos clientes;
  • observar o comportamento dos consumidores;
  • engajar a retenção e fidelização do público;
  • indicar produtos que realmente atendam às demandas e satisfaçam os clientes, entre outros.

Giro de estoque

Esse também é um indicador bastante importante, tendo em vista sua finalidade de mensurar o fluxo de entrada e saída de determinados itens, identificando quais deles vende mais e quais ficam mais tempo parados no estoque, além de estabelecer prazos para reposição e definindo eventuais ações que precisam ser aplicadas para estimular a saída de produtos que estão com dificuldades para serem vendidos.

Dessa forma, é possível averiguar o tempo médio que uma mercadoria fica armazenada no estoque, permitindo a criação de estratégias relevantes para reduzir o tempo de armazenamento e, também, otimizar o procedimento de entrega para o destinatário final.

Faturamento bruto

O faturamento bruto é o índice que representa o montante adquirido com as vendas em um período determinado, sem levar em conta qualquer valor que esteja ligado com os custos e despesas das operações. Geralmente, é um número muito usado para a avaliação de performance da empresa como um todo.

Retorno Sobre o Investimento

É um indicador necessário por considerar o valor investidos pelos sócios para que fossem identificados os resultados vistos na avaliação geral. Isso ocorre pelo fato de que, por exemplo, para chegar a ter um lucro de R$ 50 mil em um determinado período, foi preciso que os acionistas aplicassem R$ 500 mil. Por este motivo, é primordial mensurar a métrica Retorno Sobre o Investimento (ROI).

Desse jeito, fica mais simples avaliar a taxa de retorno anual e averiguar se os investimentos feitos foram proveitosos ou se não atingiram o patamar esperado, o que deverá ser considerado no momento de estipular novas ações para o próximo período.

Também é preciso ter em mente que as aplicações realizadas se tratam de retornos de longo prazo, o que significa que surtirão efeitos apenas nos próximos anos e, por isso, os números ainda não tenham aparecidos no indicador realizado nesse período.

Ponto de equilíbrio operacional

O ponto de equilíbrio operacional, que também pode ser chamado break-even point ou ponto de ruptura, representa a hora em que as vendas conseguem pagar todos os custos e despesas do negócio, mas ainda sem gerar lucros.

Isso quer dizer que, é o valor que a empresa precisa adquirir, por intermédio das vendas de mercadorias, para conseguir pagar as contar e impedir prejuízos, por meio da cobertura dos custos fixo e variáveis. A partir de então, é que o lucro começa a surgir de fato.

É um indicador essencial para que a companhia possa elaborar as estratégias mais adequadas para chegar até essa questão, principalmente em cenários de crises.

Despesas operacionais

As despesas operacionais são indicadores que precisam de toda atenção por parte dos gestores de finanças, considerando que se trata de um indicador necessário para avaliar todo o montante gasto para conseguir gerar o investimento feito em lucro.

Nesse caso, entram como referências os valores relacionados aos custos fixos, que são aqueles que estão diretamente ligados ao pleno funcionamento do negócio, por exemplo:

  • telefone;
  • água;
  • assinatura de softwares;
  • luz;
  • internet;
  • salário dos funcionários;
  • depreciações, etc.

Dessa forma, o lucro seria adquirido por meio da diferença entre o faturamento bruto e as despesas operacionais, mostrando que assim não há nenhum tipo de prejuízo na operação de venda.

Nível de Satisfação dos Clientes

O nível de satisfação dos clientes é um indicador responsável por viabilizar informações a respeito dos clientes da empresa e seus graus de satisfação. Ao acompanhar esses dados, fica mais fácil entender o comportamento e hábito dos consumidores do mercado, além de simplificar ações de fidelização de clientes e sua retenção.

Para entender esse índice, o mais indicado é realizar uma boa pesquisa de marketing, por exemplo, o NPS, que tem a função de determinar a porcentagem de clientes que estão engajados a promover o negócio, seja por meio de indicação às pessoas próximas ou dar boas referências nas redes sociais, além dos detratores, que são aqueles dispostos a falar mal da organização, e os consumidores que são indiferentes a isso tudo.

Conseguiu entender a relevância dos indicadores operacionais para o êxito do negócio? Quando alinhados ao planejamento e estratégias do negócio, fica muito mais fácil alcançar as metas e objetivos definidos para o crescimento e sucesso da empresa.

Outro número a ser considerado nesse caso é a Margem, que representa a quantia de geração operacional no caixa de uma organização. Sendo mais direto, representa o quanto a companhia gera lucro ou prejuízo somente com os exercícios de suas atividades operacionais, sem levar em conta pagamento de tributos e demais questões financeiras, o que pode direcionar bem os próximos passos a serem tomados.

Conseguiu esclarecer suas dúvidas por meio deste artigo? Então, aproveite para curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro de outros assuntos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.