Extreme Programming: entenda mais sobre esse conceito

O extreme programming é uma metodologia de desenvolvimento de software que visa melhorar a qualidade e a capacidade de resposta do projeto às mudanças de acordo com os requisitos do cliente e as necessidades que os programadores identificam no meio do caminho.

A metodologia aprimora um projeto por meio de quatro características. Você deseja conhecê-las, saber seus benefícios e por que a sua empresa deve adotar essa ferramenta? Se sim, acompanhe este artigo e fique por dentro desse tema!

O que é o extreme programming?

O extreme programming — também chamado de XP — é uma metodologia de desenvolvimento de sistemas baseada em comportamentos e atitudes. Seu foco é em agilidade de equipes e qualidade de projetos, por isso, ela está sustentada nos seguintes pilares:

  • simplicidade;
  • comunicação;
  • feedback;
  • coragem.

Qual a importância do extreme programming para a empresa?

O mundo está andando na mais alta velocidade e isso exige que o desenvolvimento de softwares seja tão rápido quanto a internet e seus avanços tecnológicos. O XP é uma alternativa para que as empresas possam trabalhar nos seus projetos de maneira mais rápida sem perder a qualidade.

Quando a empresa adota esse processo, ela permite que as atividades sejam executadas dentro do prazo e do orçamento. De quebra, a equipe de desenvolvimento não fica sobrecarregada, e a satisfação do cliente é alcançada. Por ser uma estratégia dinâmica, o XP pode ser aplicado em projetos de vários portes.

Quais os benefícios para a gestão de projetos?

Os benefícios para a gestão de projetos estão intimamente relacionados com as ferramentas comuns do XP. Entenda!

Menores chances de errar

Os pilares que sustentam o extreme programming minimizam as possibilidades de erro. Veja por que:

  • a simplicidade necessária em todos os processos de planejamento e execução dos projetos permitem que os testes sejam realizados de forma mais ágil e eficiente;
  • a comunicação diminui as lacunas em processos e problemas entre equipe, cliente e fornecedor;
  • o feedback permite que as informações circulem entre os membros da equipe de desenvolvimento e com o cliente, aprimorando o pilar da comunicação;
  • a coragem faz com que o cliente não seja passado para trás e a empresa tenha liberdade para lidar com algumas situações, como pedir um prazo extra ou notificar os motivos para que uma solicitação em específico não possa ser atendida.

Uso da programação em dupla

No XP, todo código de produção é desenvolvido por dois programadores que trabalham literalmente juntos. Isso significa que compartilham do mesmo teclado, mesmo mouse e mesmo monitor com o objetivo de unir forças para a implementação do código. Em um primeiro momento, essa prática pode parecer um tanto complicada. Afinal, estamos gastando dois recursos humanos para executar a mesma tarefa.

No entanto, quando se trata do desenvolvimento de um software, ela tem alguns pontos positivos:

  • o conhecimento sobre as regras do projeto acaba sendo compartilhado por todos os membros da equipe de desenvolvimento;
  • nivela o conhecimento técnico dos programadores;
  • eleva a qualidade do código produzido, pois um supervisiona e orienta o trabalho do outro, o que também leva à minimização de erros no código, erros de lógica e produção de um código fora dos padrões estabelecidos pelo projeto.

Fique atento para que os dois programadores apresentem as mesmas habilidades. Os níveis de conhecimento até podem ser diferentes — inclusive você pôde ver que é uma vantagem. Mas é importante ter as mesmas skills para evitar distrações durante o processo.

Ainda que os dois profissionais trabalhem juntos, também é fundamental garantir o rodízio de atividades para que o desenvolvimento do projeto não seja cansativo e acabe desmotivando a equipe, decaindo a qualidade do trabalho e perdendo a agilidade.

Trabalho direto com o feedback

Conforme pontuamos anteriormente, o feedback é considerado um dos pilares do extreme programming. Além de estruturar o desenvolvimento de softwares via XP, ele traz consigo algumas vantagens por meio de diferentes perspectivas. Entenda:

  • feedback do sistema: ao executar os testes periódicos exigidos durante o desenvolvimento do sistema, os programadores recebem feedbacks direto sobre a situação do projeto após implementar as alterações;
  • feedback do cliente: os testes funcionais — também conhecidos como testes de aceitação — são disponibilizados para o cliente, em frequência previamente estabelecida. Geralmente, a cada duas ou três semanas, o indivíduo pode testar as ferramentas desenvolvidas até aquele momento e orientar as mudanças desejadas;
  • feedback da equipe: quando os clientes sugerem alterações, o planejamento é afetado. Isso exige que a equipe tenha jogo de cintura, comunique e saiba como comunicar se o pedido pode ou não ser atendido, fornecendo uma nova estimativa de conclusão, caso seja necessário.

Novamente precisamos pontuar que o feedback está relacionado à comunicação e simplicidade, e a sua prática minimiza possíveis falhas que o sistema possa ter no futuro, além de aumentar a satisfação do cliente em relação ao desenvolvimento do software contratado.

Concentração de esforço da equipe

O XP é uma metodologia que enfatiza o trabalho em equipe, formada pelos gerentes do projeto, clientes e os programadores. Todos são igualmente parceiros e trabalham em um formato altamente colaborativo.

Embora seja pautada na simplicidade, essa estratégia é altamente eficaz no que diz respeito à produtividade dessas equipes. A organização e a comunicação facilitam que os esforços sejam concentrados nos problemas, agilizando a sua resolução.

Por que adotar esse método?

O extreme programming não pode ser considerado uma metodologia estática. O recurso é dinâmico e traz liberdade para que cada programador crie sua própria forma de trabalho. Hoje, o XP é aplicado em vários projetos no mundo todo, e para usufruir dos seus benefícios, é necessário compreender a importância e a essência dessa ferramenta.

Por exemplo, a programação em dupla não pode ser vista apenas como uma vantagem. É necessário enxergá-la como uma das aplicações do XP para que seus benefícios possam ser sentidos no desenvolvimento de um projeto de softwares.

O extreme programming costuma ser uma proposta bem-sucedida porque está focado na satisfação do cliente. O desenvolvimento do projeto acontece de forma gradativa e desperta confiança, já que os profissionais correspondem aos desejos de mudanças durante todo o planejamento e execução do software. Ao empregá-lo, você alcançará ótimos resultados nos negócios.

Este artigo foi útil e relevante? Se sim, que tal espalhar conhecimento? Compartilhe-o, agora mesmo, em suas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.