Diversidade e Inclusão: entenda qual a diferença

A primeira vista, você até pode achar que estamos falando da mesma coisa. No entanto, saber a diferença entre diversidade e inclusão é fundamental para que as estratégias de atração e retenção de talentos, bem como os processos de recrutamento e seleção possam ser realmente inclusivos e contribuir para o employer branding da empresa.

Quer saber quais são essas divergências e como adotar esses conceitos corretamente? Vamos te CONTar neste post!

Veja as principais diferenças entre diversidade e inclusão

Os conceitos de diversidade e inclusão se diferem pela representação demográfica, valorização das diferenças, diferencial entre as equipes e concessão de oportunidades iguais para todos, em que:

  • diversidade — estabelece políticas de remuneração e plano de carreira sem distinção de sexo, classe, origem, cor da pele, orientação sexual, limitações físicas, entre outras diferenças que nossa sociedade apresenta.
  • inclusão — garante que toda a diversidade que há dentro da empresa tenha as mesmas oportunidades de desenvolvimento, integração e acolhimento.

Saiba como adotar a diversidade e inclusão na empresa

Para que sejam presentes na empresa, é preciso que elas façam parte da cultura do negócio. Veja como isso pode ser feito.

Revise seus processos de recrutamento e seleção

O chamado recrutamento às cegas é uma das estratégias mais populares entre as empresas que praticam a diversidade e a inclusão. Nesse processo, os currículos são avaliados pela experiência e conhecimento técnico. Informações como sexo, idade e número de dependentes são desconhecidas durante a seleção.

Incentive o respeito ao próximo

Embora o Brasil seja o país da diversidade e pluralidade cultural, a sociedade ainda é preconceituosa. Parte disso é fruto da falta de informação. Empresas que aderem à diversidade e inclusão incentivam o respeito ao próximo promovendo o diálogo aberto e o respeito mútuo a partir de ações educativas.

Tenha políticas claras de diversidade

Deixe claro para os colaboradores que a empresa apoia o respeito entre as pessoas por meio da diversidade e inclusão, expondo comportamentos que não serão tolerados — como homofobia, racismo e intolerância religiosa, ainda que apareçam em forma de piadas.

Tenha uma política de feedback eficiente, em que os colaboradores possam se sentir a vontade para relatar qualquer situação constrangedora que tenham vivido e os responsáveis sejam devidamente alertados quanto ao seu comportamento.

Conheça os benefícios da diversidade e inclusão nas empresas

A diversidade e a inclusão também devem ser vistas como estratégia de negócios. Seus benefícios incluem:

  • atração e retenção de talentos;
  • criatividade na hora de elaborar novos projetos, produtos ou serviços;
  • resultados mais eficientes, já que as diferentes experiências pessoais do time agregam valor aos processos de tomada de decisão e possibilitam que a empresa fique mais próxima dos clientes;
  • engajamento de colaboradores, que se sentem valorizados e parte do negócio como um todo.

Agora que você descobriu as principais diferenças entre diversidade e inclusão e teve acesso a dicas valiosas sobre sua implementação, que tal adotar essa estratégia no seu negócio e garantir seus benefícios?

Se esses conceitos já fazem parte da sua empresa, CONTa para gente aqui nos comentários quais as suas estratégias. Até a próxima!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.