Demissão de funcionário: o que fazer em cada etapa?

Realizar a demissão de funcionário é uma das tarefas mais difíceis a ser executada pelos líderes da empresa. Dispensar alguém afeta não só a vida dessa pessoa, mas também a rotina de trabalho.

E para evitar que esse momento se torne ainda pior, é necessário saber como realizar uma demissão sem deslizes e dentro de todas as exigências legais. Sobretudo evitando abusos, injustiças, entre outras ações que podem gerar sérios problemas para companhia.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com dicas incríveis para ajudar nesse processo. Continue sua leitura!

Estabeleça o dia e horário certo para realizar a demissão de funcionário

A hora e o dia que você define para realizar a demissão do colaborador influencia bastante em como ele absorve a notícia. Demitir logo no início das atividades e pedir para que ele saia só no final pode tornar a situação péssima. Afinal, ele não se sentirá motivado a cumprir suas tarefas já que não vai continuá-las no próximo dia.

O fato é que não há um horário exato para isso. Uma alternativa é: Faça o comunicado no fim do dia, quando os demais colegas de equipe estão indo embora. Por outro lado, aguardar até a última hora da sexta-feira pode impactar menos na semana de trabalho. Além de abrir a possibilidade de usar o fim de semana para comunicar ao time.

Planeje a reunião para comunicar a demissão

Ao tomar a decisão de demitir o trabalhador, separe um tempo e prepare toda a documentação necessária. Calcule de forma minuciosa e precisa o montante total devido que será pago como verbas rescisórias. Também estipule os detalhes do encontro, separando por tópicos que serão esclarecidos.

Nessa hora, compartilhe as informações apenas com os profissionais que participarão da reunião. Ou então os que estão envolvidos na decisão de alguma maneira. Afinal, são eles os responsáveis por fazer o cálculo da rescisão. São colaboradores que evitarão lacunas passíveis de desencadear o ajuizamento de demandas trabalhistas futuras etc.

Também é essencial: Assegure as informações o máximo que puder e não permita que elas vazem. Ao passo que, caso o empregado saiba sobre sua demissão por outras fontes, você poderá ter grandes dores de cabeça.

Seja objetivo

Seja ágil para não causar uma situação de tensão com o funcionário. Quanto mais você rodear a decisão e não chegar ao ponto, maior o tempo desperdiçado. Além de deixá-lo confuso, você pode acabar fazendo-o especular sobre as causas de estar ali.

Explique de forma clara os fatores que pesaram para a demissão e evite explicar demais ou discutir. A decisão já foi feita, e quanto mais o diálogo for estendido, maior será o estresse da situação. Ou até mesmo uma margem para interpretações equivocadas do funcionário, como pensar que está sofrendo algum tipo de preconceito ou discriminação.

A exceção a essa regra vale para quando o colaborador assume uma postura aberta, aceita o motivo do desligamento e solicita um feedback para ser melhor em empregos futuros. Não acontece com tanta frequência.

Mantenha o respeito

Evite ser grosseiro ao demitir alguém. Nesse momento, seja cordial e gentil. Coloque-se no lugar do outro que está recebendo uma notícia nada agradável.

Além disso, a pessoa pode ficar triste e irritada ao receber a informação. Tenha uma postura apropriada para amenizar as reações e contornar a situação de forma com racional e tranquila.

Seja profissional

Em muitos casos, os líderes criam laços de amizade com seus liderados, o que pode gerar conflitos no momento da demissão. As relações pessoais podem pesar. Portanto, seja profissional e saiba separar as coisas. E deixe claro para o colaborador  desligado de que se trata de uma decisão profissional, não pessoal. Para isso, é preciso ter maturidade para que, depois da demissão, a amizade possa continuar.

Evite pedir desculpas

Não cometa o erro de pedir desculpas à pessoa que está sendo demitida. Ao fazer isso, você passa a impressão de que não é a favor do desligamento ou não tem certeza sobre a decisão tomada. Pode-se ainda fazer com que a pessoa questione se a demissão foi realmente justa. Por este motivo, evite frases como “me desculpe”, “sinto muito”, entre outras.

Leve testemunhas para a reunião

Esteja acompanhado de um profissional como testemunha – do setor de RH ou um advogado – toda vez que for demitir alguém. Você também pode levar um gestor ou supervisor de outro departamento. Por exemplo, se o setor de Recursos Humanos ou jurídico não fiquem dentro das dependências da empresa.

Isso é importante, já que o colaborador pode não reagir bem, sendo agressivo ao receber a notícia. Essa pessoa deverá ser neutra, tentar apaziguar os nervos e confirmar a descrição de tudo que ocorreu ao longo do encontro.

Oriente o funcionário em relação aos próximos passo burocráticos

Na reunião, aproveite para mostrar os documentos importantes sobre a demissão e as providências legais que serão tomadas. Explique para que serve cada um deles e entregue uma cópia com todas as informações relativas às verbas rescisórias.

Confira se já passou por todos os documentos fundamentais antes de finalizar o encontro e solicite a assinatura do funcionário nos registros de decisão. Após isso, deseje boa sorte.

Comunique a equipe sobre a demissão

Conversas atravessadas sobre a demissão de um membro da equipe podem provocar um clima insegurança entre os demais integrantes. Por isso, haja com transparência e explique os motivos com objetividade. Não exponha a pessoa demitida para evitar margem a boatos infundados.

Novamente, a demissão de funcionário não é uma função simples. Sem alguns cuidados, pode ser uma experiência muito ruim. Tanto para quem foi desligado quanto para a empresa.

Por fim, você entendeu a importância em tomar certas medidas para fazer a demissão de funcionário da forma correta e nos parâmetros legais? Assim, você torna a situação menos impactante, traumática e evita conflitos entre ambas partes.

E o que achou deste artigo? Deixe seu comentário aqui e compartilhe com a gente a sua opinião a respeito do tema!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.