Na imagem, homem negro utilizando um computador

DAM: saiba o que é Digital Asset Management

O DAM (Digital Asset Management) é uma ferramenta importante para diversas empresas. Por conta da necessidade de gerenciar uma quantidade cada vez maior de ativos digitais, essa solução oferece organização, centralização de informação, otimização de tempo e até mesmo um melhor Retorno Sobre o Investimento (ROI).

Neste artigo, explicamos o que são os ativos digitais, com exemplos práticos. Em seguida, esclarecemos o que é a Gestão de Ativos Digitais e como implementá-la no seu negócio. Também citamos quais são as principais vantagens de adotar um software de DAM. Confira!

O que são ativos digitais? 

Antes de definir o que é DAM, vamos explicar o que são os ativos digitais. Perfis em redes sociais, textos, vídeos, imagens, blogs, etc: todos esses recursos são considerados ativos digitais porque são intangíveis (não podem ser fisicamente tocados). Além do mais, esse tipo de ativo oferece valor a um indivíduo ou a uma empresa. 

Os ativos digitais podem fazer parte de uma estratégia de marketing de uma organização, para gerar leads, construir autoridade e desenvolver o relacionamento com os clientes. Ainda que não sejam físicos, esses recursos são considerados integrantes do patrimônio de uma organização.

Os infoprodutos, a exemplo de vídeo-aulas e ebooks, também são considerados ativos digitais. Todos esses arquivos, que são fundamentais para o negócio de infoprodutores, precisam de organização para o armazenamento. Nesse sentido, o gerenciamento de ativos digitais é essencial a fim de evitar perdas de materiais. 

O que é DAM? 

DAM é uma sigla para Digital Asset Management (Gestão de Ativos Digitais). Então, a expressão se refere ao conjunto de estratégias para organização, recuperação e distribuição de arquivos digitalizados. 

Um software DAM serve para auxiliar empresas no gerenciamento de ativos digitais, para que esse tipo de arquivo seja encontrado mais facilmente. Assim como a tecnologia permite que os integrantes de uma equipe tenham acesso aos arquivos necessários, porque ficam armazenados em nuvem.

Os aplicativos móveis de DAM também são inovações importantes para o mercado. Com isso, as equipes de marketing de uma empresa podem ter acesso aos arquivos digitais por meio de dispositivos mobile, de qualquer lugar.

Quais as vantagens do gerenciamento de ativos digitais? 

É possível listar alguns benefícios do uso da Gestão de Ativos Digitais, como a centralização de dados em uma única plataforma, a automatização de processos e a categorização dos arquivos. Continue a leitura para saber mais!

Categorização dos ativos digitais

As soluções de DAM organizam os ativos digitais em categorias, por meio de um sistema de filtragem que agrupa os arquivos. A tecnologia permite que o usuário aplique filtros ao acervo de ativos digitais e arquive aqueles que não são mais necessários. 

O uso de categorias também é uma maneira de organização mais eficiente do que a estrutura comum de pastas. Do mesmo modo, o software DAM também facilita o uso das versões corretas dos ativos, porque as permissões de acesso aos arquivos podem ser restritas. 

Centralização em uma única plataforma

Além do mais, a tecnologia é capaz de centralizar os ativos digitais de uma organização, evitando perdas. O software conta com uma forma de login segura, com tecnologia de armazenamento em nuvem. Assim, as empresas também conseguem permitir o acesso de qualquer lugar, sem a necessidade de conservar os ativos em equipamentos físicos. 

Automatização de processos 

Com uma plataforma de DAM, empresas e produtores digitais podem automatizar os fluxos de trabalho. Com isso, as versões em rascunho de arquivos podem ser revisadas e aprovadas facilmente. O recurso ainda permite que os arquivos sejam distribuídos por meio de portais de autoatendimento e links de compartilhamento. 

Melhorar o ROI

O uso desse tipo de tecnologia ainda é capaz de melhorar o Retorno Sobre o Investimento (ROI) dos conteúdos. O software DAM fornece análises sobre as buscas, as visualizações, os downloads e o engajamento. Assim, as empresas podem avaliar a performance dos ativos e entender o que pode ser mudado.

Como implementar um software DAM? 

Inicialmente, você deve passar todos os arquivos para a ferramenta de DAM. Com isso, todas as imagens, documentos, infográficos, ebooks, vídeos, entre outros arquivos digitais da sua empresa, devem ser baixados no sistema.

O software DAM deve ajudar a organizar os ativos para que sejam encontrados mais rápido. Diante disso, você deve desenvolver uma classificação para os arquivos de forma consistente, a fim de que as equipes otimizem o tempo de trabalho. Em cada upload, o arquivo deve ser encaminhado para uma categoria. 

As plataformas de DAM ainda oferecem espaço de customização e de edição de artes e campanhas. Considerando que a sua paleta de cores e seus ativos digitais foram definidos, a produção e edição dos arquivos pode ser acelerada.  

Depois, é necessário educar os usuários sobre a utilização do sistema. O treinamento depende do nível de conhecimento em relação à tecnologia. Uma recomendação é criar um banco de dados com informações detalhadas sobre o funcionamento do sistema. Assim, os usuários podem pesquisar os dados sempre que precisarem. 

O responsável pela implementação do software DAM ainda pode delimitar se determinados materiais devem apresentar um acesso limitado para alguns usuários. Desse jeito, as equipes que precisam acessar o arquivo devem receber permissão para edição e a empresa consegue aumentar a segurança dos dados.

Como a WeCont pode ajudar os infoprodutores?

Gostou de aprender o que é DAM (Digital Asset Management)? Aproveite para saber mais sobre a WeCont, uma startup de contabilidade focada no sucesso exclusivo dos infoprodutores. 

A empresa nasceu com o propósito de promover a transformação contábil de maneira disruptiva dentro das organizações. Para isso, permitimos que os empreendedores deixem toda a burocracia para trás e contem com um serviço contábil de altíssima qualidade.

Nós entregamos soluções digitais inovadoras para diminuir seus custos e alavancar o crescimento dos negócios, com agilidade e credibilidade. Ainda podemos otimizar os gastos com a carga tributária de lançamentos digitais. 

Além do mais, realizamos um planejamento contábil e tributário personalizado, para diminuir as dores de cabeça dos empreendedores. Quer saber mais sobre as nossas soluções? Entre em contato com o nosso time de especialistas contábeis hoje mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.