Trofeu da Copa do Mundo com bola ao lado

Copa do Mundo 2022 e Negócios: tudo o que você precisa saber

Não tem jeito, quando o assunto é Copa do Mundo, o Brasil para e só se fala nisso. Até aqueles que não amam futebol, nos meses que antecedem o Campeonato já mudaram de opinião e estão uniformizados torcendo pelas seleções. Mas será que a Copa impacta também o mundo dos negócios? A resposta é sim, e muito!

Neste ano, a Copa do Mundo começa no dia 20 de novembro, no Catar, e segundo a Zygon, adtech especializada em marketing digital, 56% dos brasileiros pretendem comprar algum produto por conta do mundial.

“O cenário da Copa do Mundo de 2022 é algo inédito para o mercado e sairá na frente quem, além de se antecipar como endossado pelos nossos especialistas, falar com o consumidor certo. Com todos os dados apontados neste material é possível construir um planejamento que maximize a eficiência de entrega da mensagem, garantindo, no final do dia, a captura de uma audiência que agora, mais do que nunca, quer comprar”, afirmou Jéssica Miúcha, diretora de operações da Zygon. 

Mas qual o perfil do torcedor?

Ainda segundo a pesquisa, o perfil do torcedor básico brasileiro é composto 69% por homens entre 35 e 39 anos de idade.

Uma pesquisa da Meta, que compõe o estudo, ainda aponta que os torcedores brasileiros deverão estar mais caseiros na Copa. Cerca de 80% pretende assistir aos jogos de casa com amigos.

E por conta disso, os produtos que devem ser consumidos que foram mais citados são carne para churrasco (56%), bebidas (55%), salgadinhos (51%) e sobremesas (39%).

Outra pesquisa, realizada entre a Nielsen e a Toluna, revelou que 50% dos brasileiros pretendem usar a Black Friday para adquirir produtos para acompanhar a Copa do Mundo. E ainda segundo a pesquisa, são os brasileiros os mais interessados por futebol no mundo inteiro, cerca de 65% da população. Logo atrás estão Itália e Espanha, ambos com 57%.

Momentos de consumo

O mundo dos e-commerce é um dos setores que deve ser impulsionado pelo Campeonato, podendo faturar até R$165 bilhões em vendas até o final do ano. E o primeiro momento de consumo é preparar a casa, segundo pesquisa do Google! Ou seja, diz respeito à comercialização de produtos eletrônicos que tendem a acontecer antes da Copa.

O Google identificou que, nessa categoria, além de aparelhos de TV, também estão aparelhos de som, eletrodomésticos e eletroportáteis, celulares, computadores e móveis.

O segundo momento mapeado foi classificado como “entrando no clima”. Aqui, entram, por exemplo, planos de internet, camisas da seleção e artigos esportivos.

O terceiro momento foi classificado como “se preparando para a festa”, que envolve itens que serão usados para acompanhar os jogos, como objetos de decoração, bandeiras do Brasil e roupas ou acessórios.

Por último, o momento celebrando, que é este que citamos ali em cima, o consumo de alimentos e bebidas durante as partidas!

Como tudo isso impacta os anunciantes?

Segundo Gleidys Salvanha, diretora de negócios para varejo do Google Brasil, essas informações ajudam os anunciantes a planejar suas ações publicitárias: “É importante entender quais categorias tendem a despertar mais ou menos interesse para que as marcas possam se preparar. Acreditamos que, neste ano, por conta da Black Friday, a tendência é que os anunciantes antecipem seus investimentos comerciais que, nos anos anteriores, eram geralmente concentrados no fim de semana da Black Friday”.

No geral, a diretora do Google está otimista em relação aos negócios que devem ser gerados no fim do ano, principalmente pelo fato de que por conta da pandemia,  o comportamento digital e a compra online foram bastante impulsionados.

“Como todas as lojas estão abertas e há esse maior comportamento digital, há um volume maior de oferta, o que traz um desafio. Os consumidores estão visitando mais sites e lojas, buscando preços e procurando muitas informações no Google antes de fazer compras. Nossa pesquisa apontou que 44% das pessoas mudaram de marca nesse período. Então, os anunciantes precisam estar preparados para esse consumidor mais atento e mais digitalizado”, disse Gleidys.

Já que as oportunidades estão aí, temos 4 dicas para aproveitar a Copa do Mundo no seu negócio!

Quando o assunto é marketing na Copa, o truque está em produzir conteúdos que geram engajamento e mostram que sua empresa veste a camisa da seleção! A partir disso, é aproveitar a maior paixão nacional para criar uma relação mais estreita com os clientes e fornecedores.

1- Planeje promoções para os clientes

O primeiro passo é mostrar que a sua empresa está junto na torcida. Uma das melhores maneiras de mostrar isso ao público é criar promoções temáticas, que tragam benefícios aos clientes.

Por isso, conhecer o perfil do seu consumidor vai ajudar neste processo. Afinal, é possível descobrir que tipo de ação promocional gera mais resultado para esse público, como frete grátis, cupons de desconto, brindes e outras opções.

2- Organize eventos temáticas

Se seu negócio tem um espaço físico que permita fazer a realização de eventos, é possível convidar clientes e fornecedores para assistir aos jogos juntos. Mas se você não tem um espaço físico, aproveite o online! Faça lives com profissionais que entendam de esportes, explicando o jogo ou qualquer outro tema que envolva a Copa e torne esse evento online atrativo para sua marca. Se você vende roupas, por exemplo, a live pode ser de moda, como montar looks temáticos fora do óbvio e etc.

3- Veja o que os concorrentes estão fazendo

Se seu concorrente é bom, provavelmente ele estará fazendo algo especial para a Copa. Por isso é fundamental observar e estudar suas estratégias de marketing. Isso é importante, porque você pode visualizar quais são as lacunas e garantir que você tem um diferencial para o seu negócio. E, ao mesmo tempo, abre brecha para descobrir quais são as forças dos concorrentes e as fraquezas da sua empresa, sempre pensando em fortalecê-la e obter uma vantagem competitiva.

4 – Acompanhe os resultados da Copa

Lembre-se da importância do conteúdo para o marketing. Por isso, acompanhe os resultados e tenha estratégias para cada um deles. Por exemplo, você vai enviar cupons de desconto após um jogo. Neste caso, se o Brasil vencer, o conteúdo precisa estar voltado para comemoração. Mas se perder, o conteúdo precisa ser motivacional, para sempre manter o espírito da Copa!

Como organizar sua verba de marketing para a Copa do Mundo?

É importante, também, organizar as finanças para não ter problemas no orçamento com as ações promocionais lançadas. Tenha em mente que à medida que o evento se aproxima, é preciso incluir os custos do planejamento de marketing.

A divulgação de conteúdos por meio das redes sociais e do e-mail marketing, não gera tantos custos para a empresa, mesmo que exija empenho e tempo para a produção. Porém, as estratégias escolhidas para atrair e fidelizar os clientes podem impactar o orçamento do negócio.

Por isso, as vendas que antecedem o início das ações promocionais precisam garantir a verba necessária para investir no marketing para a Copa do Mundo. Sendo assim, uma ideia interessante é definir as metas com as estratégias de divulgação e estimar tanto o retorno esperado quanto os investimentos que isso vai demandar.

Depois disso, é possível reorganizar o planejamento da empresa para levantar a verba estimada. Cortes pontuais nos gastos ou direcionamento dos lucros para essas estratégias podem ser medidas importantes para organizar a área financeira para o marketing na Copa do Mundo.

Quais os cuidados devemos tomar?

Não é só com as finanças que você precisa tomar cuidado ao planejar as estratégias de marketing na Copa do Mundo. Existem alguns direitos comerciais que não podem ser violados nas suas ações promocionais, e é justamente deles que você precisa desviar no seu planejamento.

Para começar, a Copa do Mundo é um evento promovido pela FIFA. Nesse caso, somente os patrocinadores oficiais podem divulgar a marca com o uso dos símbolos, brasões, troféus, mascotes, tabelas de jogos, imagens dos jogadores e vários outros ícones.

Se você não abre mão de usar algum elemento específico da nossa seleção de futebol, o assunto precisa ser tratado com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). É possível solicitar a licença do uso de imagem, porém, tenha em mente que a liberação desses direitos muito provavelmente vai custar caro.

Além disso, é importante saber que existem algumas formas de driblar essa situação. O que você pode fazer é apostar nos ícones que remetem à Copa do Mundo, mas não se relacionam diretamente com o evento, nem com a seleção.

Uma bola de futebol, por exemplo, aplicada no contexto de Copa, não tem relação direta com a CBF nem com a FIFA, mas passa ao público, justamente, o efeito que você deseja. As cores verde e amarelo seguem a mesma ideia, sem violar nenhum direito autoral.

Em outras palavras, para arrasar no marketing na Copa do Mundo, é preciso ter estratégias bem definidas e claras, sempre pensando em tudo. Isso vai garantir que o seu negócio tenha boas oportunidades, mesmo que não trabalhe diretamente com os nichos em alta durante o evento, e garanta mais vendas com essa época temática.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.