Por que a conciliação bancária é importante e como fazer sem problemas?

Ter um controle financeiro eficiente é importante para qualquer empresa, independentemente do seu porte e atividade exercida, pois por meio dele é possível evitar imprevistos e prejuízos que possam comprometer o crescimento sustentável do negócio. Entre as principais estratégias a serem usadas para evitar surpresas, está a conciliação bancária.

A conciliação bancária se trata de um processo simples que possibilita a comparação dos saldos bancários com as informações contidas no caixa, detectando incoerências, fraudes, entre outras situações. Devido a sua importância é importante que você entenda como fazer a conciliação bancária e usufruir de todas as vantagens que ela pode oferecer. Confira!

O que é a conciliação bancária?

A conciliação bancária é uma prática que consiste na comparação entre os lançamentos da conta corrente bancária e as movimentações do controle do caixa da empresa. Ou seja, são comparados o que a organização tem registrado no gerenciamento de contas e o que é apontado nos extratos bancários.

Por exemplo, quem disponibiliza diversas formas de pagamentos, como os cartões de crédito e débito e boletos, precisa realizar essa atividade para evitar prejuízo, já que nesses casos os valores originários das vendas ou da prestação de serviços são depositados diretamente na conta bancária da pessoa jurídica.

Assim, por meio da conciliação bancária é possível identificar se houve ou não o pagamento do crédito, assim como o débito das contas a quitar.

Quais as vantagens da conciliação bancária?

Sua importância está na função de assegurar que as finanças da companhia se mantenham em dia, colaborando para a manutenção da saúde financeira do negócio. Além disso, esse processo também ajuda a evitar transtornos no momento de planejar as próximas ações do negócio.

Isso ocorre pelo fato de ser por intermédio da conciliação bancária que eventuais inconsistências são reconhecidas, já que a junção de pequenos erros que vão ocorrendo em longo prazo pode impactar bastante a saúde financeira da empresa. Caso o fluxo de registros de entradas e saídas apresentem erros, eles podem levar o gestor a realizar uma gestão ineficiente, chegando a resultados longes dos reais, influenciando na eficácia das decisões tomadas para o futuro do negócio.

Veja, a seguir, os principais motivos que reforçam a necessidade da implementação de uma conciliação bancária na organização.

Evitar perdas e prejuízos

Entre os principais benefícios da conciliação bancária está a capacidade de evitar perdas e prejuízos. Por meio dela, é possível monitorar o fluxo de entrada e saída de dinheiro, contribuindo para que o gestor tenha uma visão ampla de cada uma das possíveis falhas na gestão financeira.

Reconhecer o destino de receitas e despesas

Ao fazer esse processo, é possível detectar qual é o destino principal das receitas e despesas da empresa, e também quais são as maiores fontes de capital. Dessa forma, fica mais simples a compreensão da situação atual do negócio, facilitando a tomada de decisões corretas no que tange à saúde financeira.

No entanto, para que a conciliação bancária dê os resultados esperados, é necessário que os lançamentos sejam realizados de forma regular e registrados da forma mais adequada possível.

Identificar incoerências no fluxo de caixa

Caso ainda não conste com um sistema especializado para auxiliar na gestão, os processos podem estar suscetíveis a erros. Nessa situação, a conciliação bancária se torna uma grande aliada para ajudar a identificar incoerências em lançamentos e saldos bancários. Com isso, fica mais viável a detecção de erros em depósitos, fraudes, cheques não descontados e demais falhas.

Por meio da conciliação, você também consegue ter em mãos informações precisas a respeito de todas as operações financeiras da companhia, o que simplifica o processo de fechamento de caixa.

Auxiliar na elaboração do planejamento financeiro

A conciliação bancária também é importante na hora de elaborar o planejamento financeiro apropriado para o negócio. Com ela, fica mais fácil adquirir um histórico confiável do orçamento empresarial e, dessa forma, ter elementos relevantes como base para a análise de tendências e cenários para o futuro.

Como realizar a conciliação bancária?

Agora que você já sabe qual é a importância da conciliação bancária, é necessário que saiba como aplicá-la corretamente. Pensando nisso, separamos, a seguir, todas as etapas necessárias para que ela possa ser feita da melhor forma. Veja a seguir!

Realize a prestação de contas

É muito importante que as entradas e saídas bancárias sejam registradas todos os dias, considerando, inclusive, as tarifas e juros. Entre os exemplos de movimentações financeiras estão: pagamento de empréstimo do banco, tarifas bancárias, pagamentos de fornecedores, recebimentos de clientes, impostos, pagamento de salários dos colaboradores e demais. Todas as contas precisam ser inseridas nessa fase e os registros devem ser executados de forma precisa e eficiente.

Averigue o saldo no extrato bancário

Fazer a verificação dos saldos é uma tarefa que ocupa certo tempo e exige bastante atenção. No entanto, é fundamental que os saldos iniciais e finais do controle interno sejam averiguados para identificar se estão condizentes com os extratos bancários.

Faça a apuração dos detalhes dos lançamentos

Nessa etapa, é necessário ter atenção às datas dos lançamentos do extrato bancários e aos valores. Esses dados devem bater com as informações levantadas pelo controle interno da companhia, principalmente porque evita que a empresa fique obrigada a pagar multa por atraso de pagamento, por exemplo.

Retifique as diferenças nos lançamentos

Como já foi dito, é preciso que todos os lançamentos da conta bancária sejam comparados ao controle interno, então caso algum erro seja identificado, esse é o momento certo para realizar as correções necessárias. É preciso ter cuidado, já que as inconsistências precisam ser solucionadas assim que forem detectadas. Isso evita que o profissional tenha o retrabalho para verificar a falha e fazer a devida correção, ou até mesmo que se esqueça de fazê-la.

Agora você já sabe o que é, sua importância e como fazer uma conciliação bancária. No entanto, apesar de ser uma tarefa simples, é um processo trabalhoso e que exige muita atenção. Nesse caso, o ideal é contar com o auxilio de um contador, que é um profissional qualificado e preparado para realizar a tarefa com praticidade e agilidade. Além disso, ele também é capaz de auxiliar na tomada de decisões financeiras, contábeis e fiscais mais adequadas para a empresa.

Quer contar com o apoio de um serviço contábil de qualidade? Então entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.