Confira 4 dicas de como empreender sendo jovem

Ser dono do próprio negócio e assumir as rédeas da sua jornada profissional é o desejo de muitos brasileiros. Muitos jovens também compartilham esse ideal e dedicam seus esforços para desenvolver empresas de sucesso.Os desafios que esperam aqueles que investem nessa trajetória são muitos, mesmo para as pessoas mais experientes, o que nos leva à pergunta: como empreender sendo jovem?

O objetivo deste artigo é apresentar as principais dicas sobre como empreender mesmo ainda sendo um jovem. Esses conselhos vão ajudar a planejar o seu caminho, reduzindo riscos e potencializando as suas chances de sucesso.

Ficou interessado no assunto? Acompanhe!

Entenda qual o principal ponto de atenção ao empreender

É importante destacar alguns conceitos básicos que vão nortear a sua decisão sobre qual ramo de atividade escolher e o que você deve levar em consideração ao fazer essa escolha.

O primeiro ponto de atenção ao empreender é desenvolver a sua capacidade de diferenciar uma “ideia de negócio” de uma “oportunidade de negócio”. Os termos parecem tratar do mesmo tema, mas, na verdade, se diferem muito.

Quando alguém decide empreender, geralmente o faz motivado por alguma ideia de negócio que identificou sozinho ou que observou em algum outro local.

A ideia de negócio é, inicialmente, pouco compromissada com a realidade, fazendo parte da capacidade imaginativa e criativa do indivíduo enquanto busca por negócios que chamem a atenção para investir.

Essas ideias são, geralmente, aprendidas com o contato com pessoas que já investem em negócios semelhantes, em reportagens sobre determinado ramo de atividade ou pela leitura de revistas especializadas em business.

A oportunidade de negócio se difere devido ao aprofundamento factual da ideia original, ou seja, pela busca por um embasamento real sobre dados e informações fidedignas obtidas por meio de pesquisas de mercado e validação de hipóteses. Sendo assim, podemos afirmar que a ideia de negócio é um ponto de partida que precisa ser julgado pelo ponto de vista da demanda.

Se uma ideia de negócio apresenta demanda, ou seja, clientes dispostos a consumirem o seu produto ou serviço, e ainda se você, empreendedor, acredita que a sua empresa tem um modelo de negócio que é capaz de prover essas soluções de maneira lucrativa, então podemos afirmar que estamos diante de uma oportunidade de negócio real.

Esse ponto de atenção sobre a diferença entre ideia e oportunidade é importante, pois leva os interessados em empreender, principalmente os mais jovens, a utilizarem a sua capacidade analítica na verificação profunda das ideias que desenvolvem para um novo empreendimento, a fim de obterem retornos reais com a sua empresa, e não simplesmente “se aventurar no desconhecido”.

Conheça 4 dicas de como empreender sendo jovem

Agora que você conhece os pontos de atenção que precisam ser observados antes de abrir uma empresa, vamos apresentar as principais dicas que todo jovem deve praticar para ser bem-sucedido como empreendedor.

Confira.

1. Controlar os instintos

Uma das marcas dos mais jovens é a energia e impulsividade. Tais características são muito importantes no ramo empresarial, pois os administradores precisam gerar em si mesmos a motivação e gana necessárias para levar o seu negócio a novos patamares.

Afinal, para chegar ao sucesso é necessário, antes de tudo, querer atingi-lo. Porém, esse ímpeto por realizações também precisa ser controlado por meio da ponderação e da racionalidade.

Por mais energia que uma empresa demande, muitas vezes manter a calma, planejar bem os próximos passos e ser mais estrategista vai ser muito mais útil do que simplesmente “fazer acontecer”.

Não controlar os impulsos, não avaliar os riscos potenciais, ignorar as ameaças de mercado e abusar da autoconfiança são alguns dos ingredientes da receita para o fracasso da empresa.

Portanto, esteja atento ao seu perfil emocional e trabalhe essas questões internamente antes levá-las para o mundo dos negócios.

2. Desenvolver habilidades

Para atuar como empreendedor, certas habilidades são exigidas no dia a dia dessa atividade, portanto, precisam ser incorporadas (caso não as tenha) ou aprimoradas caso já as tenha desenvolvido.

Entre essas habilidades podemos destacar a capacidade de negociação e vendas, habilidades interpessoais e disciplina.

A capacidade de negociação e vendas, por exemplo, é essencial, pois é por meio dela que se consegue “vender o seu peixe”.

É preciso que quem está à frente do negócio também esteja pronto para saber elencar as vantagens do seu produto, comunicá-las de maneira eficaz ao seu cliente, superar objeções e conseguir pactuar melhores condições de preço, pagamentos e prazos com os seus fornecedores.

Desenvolver habilidades interpessoais para estimular o seu time de trabalho, intermediar conflitos e manter a disciplina para seguir planos estratégicos sobre prazos e metas são outras habilidades que não podem ser descartadas.

Sendo assim, aposte em treinamentos e cursos específicos para a sua capacitação nessas áreas.

3. Construir um plano de negócio

Uma das principais dicas que você precisa saber sobre como empreender sendo jovem é a primordialidade em desenvolver um bom planejamento. Estudar o mercado e as particularidades do nicho de atuação que pretende investir é crucial.

Para isso, é preciso responder a questões como: quem são os principais participantes do setor (clientes, concorrentes, fornecedores) e como se comportam? O que é valorizado pelo consumidor? Quais os diferenciais que serão trabalhados pela empresa? Qual o retorno e a lucratividade que se pretende obter?

Enfim, todas essas perguntas devem ser analisadas uma após a outra e condensadas dentro de um “plano de negócio”, que nada mais é que um mapa sobre a trajetória desenhada para o empreendimento, tanto para o curto quanto para o longo prazo.

Esse documento descreve em detalhes os métodos produtivos, a análise de mercado e o planejamento financeiro, operacional e estratégico da empresa.

Por isso, dedique tempo e esforço na sua construção, pois é melhor errar ainda na etapa de planejamento do que na execução de um projeto, e acabar correndo o risco de perder o capital investido.

4. Contar com bons parceiros

A maioria das empresas conta com o apoio de terceirizadas, fornecedores de serviços e outros parceiros para transferir atividades secundárias ao seu core business e, assim obter um foco maior em seu resultados e reduzir custos.

Esses parceiros, oferecem os mais diversos serviços, como contabilidade, geração de demonstrativos, controle de tributos, limpeza e conservação predial, suporte em TI, gestão de recursos humanos como folha de pagamento, seleção, contratação e muitos outros.

Tais parceiros são necessários para garantir o bom desempenho da empresa e, por isso, precisam ser escolhidos de maneira muito criteriosa, pois o trabalho deles reflete diretamente no desempenho da sua empresa.

Sendo assim, procure pelas empresas que são as maiores referências do setor, não apenas pelo melhor custo e benefício, mas também por recomendações de profissionais mais experientes e avalie o seu histórico e reputação no mercado.

Gostou das informações sobre como empreender sendo jovem? Então dedique-se a aplicar essas dicas. Aproveite também para ler este outro artigo do blog com um panorama mais aprofundado sobre o tema.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.