liderancas femininas

Cinco startups brasileiras com lideranças femininas

O protagonismo feminino vem conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho brasileiro com participação em cargos que vão da supervisão, direção até Chief Executive Officer (CEO). Essa onda de lideranças femininas tem impactado de maneira significativa nos resultados das empresas. Mas não foi sempre assim. 

Historicamente, a mulher enfrenta grandes obstáculos simplesmente por ser mulher. Sua trajetória é marcada por uma constante luta por direitos iguais, principalmente em relação ao mercado de trabalho, onde determinados cargos eram ocupados apenas por homens. Assim como os salários, onde profissionais mulheres ganham em média menos que um homem, ainda que ocupem cargos iguais ou similares.  

De acordo com uma pesquisa realizada pela Grant Thornton, as mulheres ocupam somente 38% dos cargos de liderança nas empresas do país, apesar de serem metade da população brasileira. Dentro das startups nacionais, cargos de liderança feminina ainda são poucos, mas vêm evoluindo. Segundo o estudo conjunto da Distrito, B2mamy e Endeavor, startups fundadas apenas por mulheres representam apenas 4,7% do ecossistema nacional.  

Mas esses números não desanimam mulheres fortes, resilientes e com espírito empreendedor que têm conquistado grandes feitos. Hoje, há grandes startups fundadas e comandadas por mulheres.  

Selecionamos cinco delas que valem ser destacadas, além de algumas curiosidades, das empreendedoras que servem de inspiração para todas e todos:

Nubank

A Nubank é a maior fintechstartup com foco em inovação financeira — do Brasil. Foi cofundada pela engenheira e empresária Cristina Junqueira. Em 2021, ela se tornou a segunda mulher mais rica do país, segundo o ranking mundial da revista Forbes. O cartão roxinho já tão conhecido e muito inovador, se tornou um dos maiores casos de growth hacking do mundo, quando em 2018 se tornou um unicórnio, startup avaliada em mais de 1 bilhão de dólares.

Curiosidade: Cristina iniciou sua carreira no empreendedorismo quando ainda estava grávida, o que pode ser considerada uma barreira para muitos.

Gupy

A Gupy é uma das principais empresas de software de recrutamento e seleção do país. Utilizada por muitas organizações de grande porte até multinacionais. Sua fundadora é uma mulher, a administradora Mariana Dias, que hoje comanda a empresa junto de Bruna Guimarães, Chief Operating Officer (COO), ajudando a milhares de profissionais a se recolocarem no mercado de trabalho. 

Curiosidade: Antes de abrir a Gupy em 2015, ela teve uma passagem de quatro anos pela Ambev, começando como trainee até se tornar responsável por todos os produtos de Gestão de Pessoas de todas as fábricas na América Latina.

Liv up

Stella Brant é sócia e CMO (Chief Marketing Officer) da Liv Up, uma foodtech fundada em 2016, que vem transformando a relação da comida congelada, saudável e sustentável. Em 2020 e com a pandemia da Covid-19, a empresa registou uma alta de 120% em suas receitas. Durante a vida profissional, Stella passou por empresas como L´acqua di Fiori e Anheuser-Busch InBev e também é fundadora da Explore Aprendizagem Criativa, um espaço de experiências, tecnologia e aprendizado para crianças explorarem depois da escola.

Curiosidade: Em 2020 foi indicada ao Prêmio Caboré 2020 como Profissional de Inovação do ano.

Creditas

A Creditas, principal plataforma online de crédito consignado no país, tem como COO a empreendedora Ann Williams. A executiva norte-americana veio para o Brasil no início dos anos 2000 como funcionária da startup de mensageria Okto e logo se tornou CEO. Após quatro anos, se tornou sócia da fundo Redpoint Eventures, um dos primeiros investidores da Creditas, onde conheceu o fundador da fintech Sergio Furio. Quando já fazia parte da liderança da startup, em 2017, a Creditas teve um crescimento de 700% em 2017.  
Curiosidade: Ann Williams está entre as 30 mulheres que mais investem em tecnologia na América Latina.

PetiteBox

O maior clube de assinatura materno-infantil do Brasil, a PetiteBox, também foi cofundado por uma mulher, a administradora e CEO Ivy Assis.  São mais de 2 mil clientes ativos e 25 mil cadastros e, desde a fundação, em 2013, já triplicou de tamanho após receber R$ 550 mil de diversos investidores.

Curiosidade: a empreendedora já participou do programa Shark Tank Brasil — reality show de investimento em projetos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.