Black lives matter: entenda o que motivou esse movimento

O movimento black lives matter (BLM) já existe há alguns anos, mas tem adquirido muita relevância na mídia e na vida de pessoas de todo o globo. No que diz respeito ao mundo corporativo, o BLM impactou como as empresas atuam nas redes sociais e até mesmo o desenvolvimento das atividades dos colaboradores dentro da organização.

Apesar de não ter origem em nosso país, o movimento tem grande impacto na sociedade brasileira. Que tal se aprofundar mais no assunto? Leia a seguir mais sobre o black lives matter!

O que significa black lives matter?

O termo pode ser traduzido para “vidas negras contam” ou “vidas negras importam”, e se trata de um movimento fundado em 13 de junho de 2013 pela comunidade afro-americana com o objetivo de combater a violência contra as pessoas negras.

Ele começou com o uso da hashtag #BlackLivesMatter nas mídias sociais depois que George Zimmerman foi inocentado pela justiça estadunidense após ter matado a tiros um adolescente negro chamado Trayvon Martin. O movimento ganha mais força cada vez que a população identifica injustiças cometidas contra a população negra.

Em 2016, o BLM tomou proporções internacionais e alcançou diversos países como Brasil, Austrália, África do Sul, entre outros, fazendo com que ativistas de diferentes nacionalidades saíssem às ruas em prol da causa.

Qual foi o papel das empresas nas redes sociais sobre o assunto?

Muitas empresas líderes de seus mercados aderiram à causa do BLM e fizeram publicações nas redes sociais. Algumas delas foram a Netflix, Warner Bros., Nike, Adidas, GloboPlay e Disney.

Outras empresas vão além e incentivam o debate na rotina corporativa. Por exemplo, Mark Zuckerberg — dono do Facebook, Instagram e Whatsapp — criou um mural onde as pessoas podem escrever qualquer coisa expondo suas opiniões.

O empresário não permite que a expressão Black Lives Matter seja riscada e escrito “All Lives Matter” (todas vidas importam), já que isso poderia ser prejudicial ao movimento.

Essas ações auxiliam o movimento a atingir cada vez mais um volume maior de pessoas, já que são empresas com amplo público e grande influência no mercado.

Qual é a importância dessa discussão para empresas?

Trazer o debate sobre o BLM para dentro da empresa pode ser muito benéfico para o engajamento dos colaboradores, sócios e do público em geral. Entenda abaixo o porquê.

Desenvolvimento do pensamento crítico de colaboradores

Ao assegurar que seus colaboradores compreendam o surgimento, importância e objetivo do movimento, eles desenvolverão um pensamento mais crítico sobre os acontecimentos no Brasil, no mundo e sobre aspectos sociais ou raciais na sociedade.

Maior sentimento de pertencimento

A sensação de pertencimento será gerada entre a marca e pessoas negras (pessoas que a causa objetiva proteger) como simpatizantes. Além disso, sócios, colaboradores, parceiros e outras pessoas que simpatizam com o movimento também terão maior sentimento de afinidade com seu negócio.

Ampliação da responsabilidade social do negócio

Encontrar novos propósitos para a empresa faz com que ela gere mais impactos na sociedade, o que aumenta sua visibilidade no mercado e melhora sua imagem perante o público. Desenvolver medidas corporativas em prol do MBL ajuda a combater a violência contra a população negra e beneficia o negócio simultaneamente.

Agora que você entende qual é o significado, a origem e as motivações do black lives matter, incentive esse movimento promovendo debates, eventos ou reuniões sobre o assunto. Você pode realizar essas atividades tanto de forma presencial como online.

Acha que este conteúdo é importante e outros gestores ou profissionais liberais também devem conhecer esse movimento? Compartilhe este artigo nas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.