Grupo de pessoas com seus notebooks

Backoffice: fique por dentro do que se trata e a sua importância

O backoffice vem sendo muito utilizado em várias áreas das empresas para resolver problemas rotineiros. Trata-se de uma ferramenta de gestão que oferece suporte para os setores financeiro, de tecnologia da informação, comercial, contabilidade e recursos humanos. Essas áreas podem não ter contato direto com o cliente, mas os seus procedimentos são primordiais para a execução de processos internos.

A técnica, portanto, se refere à retaguarda da empresa. Caso você ainda esteja se perguntando sobre o que é o backoffice, saiba que neste post vamos sanar suas dúvidas. Entre os assuntos tratados no decorrer do conteúdo, abordaremos a funcionalidade da ferramenta e ofereceremos dicas sobre como estruturá-la em seu empreendimento.

Deseja saber mais sobre o backoffice? Continua sua leitura e descubra!

O que é backoffice?

Traduzindo backoffice para o português, o significado nada mais é do que retaguarda. Sendo assim, os profissionais que trabalham nessa área têm a função de identificar falhas nos setores administrativos, incluindo a contabilidade.

O seu principal objetivo é que o consumidor não seja prejudicado e nem fique sabendo sobre situações adversas. Com o auxílio da ferramenta, os problemas são solucionados de forma imediata e é fornecido o suporte necessário para o cliente.

Qual é a importância da contabilidade para o backoffice?

O profissional que acredita que a contabilidade cuida apenas do balanço patrimonial, DRE e de escrituração de impostos precisa se atualizar. Hoje, os especialistas das ciências contábeis oferecem informações precisas sobre o negócio. Os gestores podem se beneficiar com esses dados para a criação de estratégias mais eficientes para a empresa.

Como funciona o setor de backoffice e qual a sua relação com outras áreas?

O setor de backoffice é de extrema importância para empresas que atuam na prestação de serviços ou venda de itens. Como o maior objetivo de suas ferramentas é apoiar os colaboradores, os erros ou gargalos não são vistos pelos clientes. Os profissionais dessa área fazem a análise dos setores operacionais, a consulta de estoque e o planejamento da entrega, por exemplo.

Se houver algum problema durante os processos, o prejuízo poderá ser calculado pela contabilidade com antecedência. A satisfação do cliente tem grande peso para as empresas. Por esse motivo, os gestores devem utilizar o backoffice, pois ele evita que o cliente perceba qualquer divergência, elimina os riscos de perder futuras vendas e fortalece a sua marca no mercado.

Qual é a melhor dica para estruturar o backoffice da empresa?

É necessário estruturar essa ferramenta poderosa conhecida como backoffice para o sucesso dos negócios. Entre os principais passos que vão melhorar a qualidade da gestão do seu empreendimento estão estão:

  • crie um planejamento;
  • defina metas e objetivos;
  • escolha bons indicadores;
  • integre as finanças com a contabilidade.

Estruturar o backoffice e integrar a contabilidade com as finanças é uma forma de unir os gerenciamentos desses setores, bem como de aumentar a qualidade das informações geradas. O conceito facilitará a visualização de possíveis gargalos no sistema financeiro e ajudará os gestores a tomar atitudes corretas, antes que os problemas aconteçam.

Enfim, agora que você já sabe o que é backoffice, não deixe de utilizar essa ferramenta em sua empresa. Com ela, seus clientes terão maior satisfação e o negócio terá boas margens de lucro, sem ter que se preocupar com eventuais dificuldades relacionadas à atração e fidelização de seus consumidores.

Gostou do nosso post? Deixe um comentário para sabermos sua opinião sobre o assunto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.