Ativos Digitais: o que é, importância e por que investir

Você sabe o que são ativos digitais e qual a importância desse tipo de recurso? Esse conceito é amplo e abrange diferentes modalidades de patrimônios, desde perfis em redes sociais até investimentos realizados em ambiente virtual.

Neste artigo, explicamos o que é um ativo digital e por que investir. Também explicamos a relação entre os infoprodutores e a produção de ativos digitais. Ainda esclarecemos como fazer a gestão dos ativos digitais e de que maneira realizar a contabilidade desse tipo de recurso. Confira! 

O que é um ativo digital?

Ativos digitais são considerados recursos intangíveis, que não são físicos, e que apresentam valor para uma organização ou indivíduo. Podem ser imagens, vídeos, textos, apresentações, códigos de software, templates, apresentações e perfis em redes sociais. 

Essa modalidade de ativo ainda depende de software e hardware para existir. Além do mais, os ativos digitais são armazenados em forma de dados e exigem uma gestão mais organizada. 

Do mesmo modo, infoprodutos como e-books e vídeo-aulas também são considerados ativos digitais. Os infoprodutores podem criar esse tipo de conteúdo para oferecer gratuitamente ou para vender para a sua audiência. 

Assim, a equipe de marketing de uma empresa ainda pode usar os ativos digitais para campanhas, a fim de captar leads. É possível desenvolver uma landing page para baixar um ebook e, com isso, captar as informações de contato de pessoas que demonstraram interesse no seu negócio. 

Ativos digitais como investimentos

Além desse tipo de materiais, há também os ativos digitais dentro do universo financeiro. Nesse caso, são incluídas as ações financeiras, criptomoedas e os NFTs (Non-fungible Tokens ou tokens não fungíveis). Esse tipo de ativo não representa moedas centralizadas. O valor está em serem negociados em redes, os blockchains. 

Por que investir em ativos digitais

Quais são os principais benefícios do investimento em ativos digitais? Desenvolver a reputação da sua marca, ampliar a base de clientes e otimizar os resultados financeiros do seu negócio estão entre as vantagens. Entenda a seguir. 

Fortalecimento da imagem da empresa

Quando a criação de ativos digitais é feita de maneira assertiva, é possível fortalecer a imagem da sua marca. A produção de conteúdo de qualidade para redes sociais, por exemplo, é importante para que a sua empresa seja reconhecida como autoridade na área em que atua. 

Aumento da base de clientes

Com o investimento em ativos digitais, a sua empresa ganha a chance de, principalmente a longo prazo, expandir a sua base de clientes, consolidar o relacionamento com eles e fidelizá-los. 

Otimização dos resultados financeiros

Mais um benefício de investir em ativos digitais é que essa estratégia pode ser mais barata do apostar em ativos físicos. Isso porque os arquivos digitais contam com a  vantagem de reduzir os custos operacionais.  Assim, você também diminui os gastos com aquisição de clientes e otimiza os seus resultados financeiros. 

Infoprodutor e seus ativos digitais

Seja qual for o nicho que um infoprodutor atua, é importante diversificar a estratégia de produção de ativos digitais. Ele pode alcançar um público maior ao desenvolver uma presença digital em diferentes plataformas. Os ativos podem ser distribuídos gratuitamente ou vendidos na internet. Saiba mais! 

Canais no Youtube

Só para você ter uma ideia da importância do Youtube, os usuários brasileiros passam, em média, 12 horas e oito minutos por semana assistindo vídeos na plataforma. O resultado é de um levantamento da empresa NordVPN sobre os hábitos digitais da população.

A produção de conteúdo para o Youtube é importante para que o infoprodutor seja reconhecido como um especialista na área que atua. A criação de vídeos para o site também pode ser monetizada. 

Entre as maneiras de ganhar dinheiro com a plataforma, estão o Programa de Parcerias do YouTube (YPP) e os anúncios veiculados nos vídeos. No primeiro caso, os requisitos para o infoprodutor incluem ter ao menos mil inscritos e no mínimo 4 mil horas de vídeos assistidos nos últimos 12 meses. 

Já o pagamento com a adoção de anúncios é feito com base no número de cliques e de visualizações. Por isso, o youtuber pode receber um valor mais elevado ou menor, conforme as interações com os usuários da plataforma. 

Perfis nas redes sociais

Os perfis em redes sociais, como o Instagram, Facebook e LinkedIn, são essenciais para  aumentar a interação com o público-alvo. Essa é uma estratégia que pode levar tempo e demorar entre 1 e 2 anos para que a conta alcance um resultado expressivo, quando o crescimento é feito de maneira orgânica. 

Porém, as redes sociais podem construir o seu posicionamento e estreitar a relação com a sua audiência. Nesse sentido, é essencial definir bem os seus objetivos e a linguagem que será usada nos perfis para se aproximar dos seus clientes. 

Uma estratégia consistente não se trata apenas de ganhar seguidores, mas de gerar engajamento com os usuários. Para isso, é essencial definir um calendário de publicação nas redes sociais, estudar as métricas e publicar conteúdos relevantes.  

Cursos online

Entre os tipos de ativos digitais que podem ser vendidos ou oferecidos gratuitamente, estão os cursos online. O conteúdo pode ser apresentado em vídeos, textos, exercícios, entre outros formatos. 

Para produzir um curso online, é necessário fazer um bom planejamento, entendendo o seu público e os seus concorrentes. Também é importante definir o seu público, para identificar as suas necessidades e interesses. 

Depois, é essencial planejar o conteúdo abordado e delimitar a duração do curso. Mais um passo é fornecer materiais complementares para os seus alunos e um suporte adequado. Além do mais, é preciso escolher uma plataforma de cursos online e investir na divulgação das aulas. 

Webinars

O webinar é um conteúdo em formato de vídeo, sempre transmitido online e com interação com os participantes via chat. Assim, os integrantes podem tirar dúvidas e adicionar comentários sobre os temas abordados. Esse tipo de infoproduto pode ser oferecido gratuitamente ou comercializado para a sua audiência. 

A produção desse tipo de ativo digital é interessante para atrair e gerar leads para o seu negócio. Também é parte de uma estratégia para qualificar os seus contatos com conteúdo de relevância, além de aumentar a retenção de clientes. 

Para criar um webinar, é recomendado montar um roteiro, testar a plataforma que será usada para a transmissão. Você ainda pode elaborar uma landing page da sua transmissão e programar a divulgação do seu webinar. 

O que é a gestão de ativos digitais?

A sigla DAM (Digital Asset Management) significa Gestão de Ativos Digitais. A expressão está relacionada com os processos de organização, recuperação e distribuição de arquivos digitalizados. 

O gerenciamento de ativos digitais se torna importante principalmente diante de um cenário em que as empresas precisam produzir uma grande quantidade de peças de marketing. O DAM facilita o acesso a esses ativos e dá mais agilidade aos processos de trabalho. 

Como fazer a gestão dos ativos digitais?

É possível fazer a gestão de ativos digitais com o uso de softwares, que conseguem ordenar os ativos por categorias, a fim de aumentar a produtividade das empresas. Esse tipo de recurso pode auxiliar infoprodutores que precisam organizar os seus arquivos digitais, a exemplo de infográficos e vídeo-aulas. 

Dessa forma, é possível localizar os ativos digitais mais facilmente. A ferramenta também aumenta o controle no acesso aos dados, porque esse tipo de software delimita quem tem permissão para visualizar ou editar um arquivo. 

Para utilizar esse tipo de software, é necessário fazer upload dos arquivos na ferramenta. Depois, você pode classificar os arquivos para encontrá-los mais facilmente e definir o acesso dos usuários. 

Como fazer a contabilidade dos ativos digitais como investimentos

Na hora de entregar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), é necessário levar em conta os códigos para declaração de posse de ativos digitais como investimentos, a exemplo de NFTs e criptomoedas.

O código para declaração de NFTs é 88. Já os stablecoins (criptomoedas de valor estável) têm o código 83. Para as bitcoins e demais criptomoedas, os códigos são 81 e 82, respectivamente. 

A posse desse tipo de ativo digital pode ser feita pelos investidores ao selecionar o grupo Criptoativos, na plataforma de declaração do IR. Em seguida, é preciso informar o código digital adequado .

Contabilidade para infoprodutores: como funciona?

O infoprodutor deve seguir algumas recomendações para fazer a contabilidade do seu negócio digital. Primeiramente, é fundamental formalizar o seu negócio, obtendo um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Você ainda precisa cuidar do enquadramento do seu negócio. A depender do regime escolhido, o infoprodutor pode ter o registro como MEI (Microempreendedor Individual), Sociedade Limitada (LTDA), Empresário Individual (EI) ou Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).

Os impostos pagos pelos infoprodutores dependem do volume de vendas, além da natureza jurídica da sua empresa. Também é necessário realizar a emissão de notas fiscais dos produtos, para dar mais segurança ao seu cliente. 

Nessa perspectiva, o planejamento tributário pode fazer diferença na otimização de gastos do seu negócio. Um serviço de contabilidade assertivo é capaz de assegurar que a sua organização cumprirá com as leis e verificar a possibilidade de economizar com o pagamento de impostos. 

Como a WeCont pode ajudar você com o seu ativo digital

A WeCont é uma startup de contabilidade que entrega estratégias digitais inovadoras. Nossa atuação tem o foco exclusivo no sucesso dos infoprodutores, para alavancar o seu crescimento, com agilidade e credibilidade. 

Para isso, nós promovemos a transformação contábil de maneira disruptiva dentro das empresas. Você consegue deixar toda a burocracia para trás e usufruir de um serviço contábil de altíssima qualidade. 

As estratégias da WeCont são direcionadas para otimizar os custos do seu negócio, por meio de um planejamento contábil e tributário personalizado. A nossa plataforma também possibilita que você realize a gestão financeira e contábil do seu infoproduto com apenas alguns cliques. 

Quer saber mais sobre as nossas soluções que podem reduzir em cerca de 50% os tributos do seu lançamento digital? Entre em contato com o nosso time de especialistas contábeis hoje mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.